Sumários

6ª sessão: Parâmetros de ensino e investigação de resultados

6 Novembro 2018, 14:00 Carlos Gouveia

Coligir a analisar dados em linguística aplicada. Metodologias de investigação em Linguística Aplicada ao Ensino/ aprendizagem de línguas. Estrutura de uma tese. Discussão de Lopes, L. P. M. (2013). Como e por que teorizar o português: recurso comunicativo em sociedades porosas e em tempos híbridos de globalização cultural. In L. P. M. Lopes (Ed.), O português no século XXI. Cenário geopolítico e sociolinguistico (pp. 101-119). São Paulo: Parábola.


5ª sessão: O ensino de língua comunicativo (CLT)

30 Outubro 2018, 14:00 Carlos Gouveia

Elementos de caracterização do método/abordagem comunicativo/a de ensino de línguas. O contexto como fator estruturante da interação: contexto situacional e contextual cultural. Discussão de Savignon, S. J. (2007). Beyond communicative language teaching: What’s ahead? Journal of Pragmatics, 39, 207–220. Apreciação e discussão dos projetos de ensaio de alguns doutorandos.


Sessão do seminário não lecionada

23 Outubro 2018, 14:00 Carlos Gouveia

A sessão não foi lecionada, em virtude de o docente se encontrar com equiparação a bolseiro para realizar a conferência de abertura do 3º Congresso Mackenzie Letr@s em Rede, realizado na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, Brasil, de 24 a 26 de outubro de 2018. A não lecionação da sessão não compromete a lecionação do total das 45 horas semestrais do seminário, em 12 sessões de 4 horas cada.


4ª sessão: Abordagens, métodos e técnicas

16 Outubro 2018, 14:00 Carlos Gouveia

Constituintes e categorias dos métodos. Enquadramento teórico-epistemológico, programas e proposições, e estratégias, enquanto elementos estruturantes das práticas de ensino. Discussão de Kumaravadivelu, B. (2006). Constituents and Categories of Methods. In Understanding Language Teaching: From Method to Postmethod (pp. 83-96). New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, Inc. 


Sessão do seminário não lecionada

9 Outubro 2018, 14:00 Carlos Gouveia

A sessão não foi lecionada, em virtude de o docente se encontrar com equiparação a bolseiro para apresentar uma sessão plenária no XIV Congresso ALSFAL (Associação de Linguística Sistémico-funcional da América Latina) - Explorando textos y contextos desde una perspectiva sistémico-funcional, Benemérita Universidad Autónoma de Puebla , México, 8-12 de outubro 2018. A não lecionação da sessão não compromete a lecionação do total das 45 horas semestrais do seminário, em 12 sessões de 4 horas cada.