Sumários

12ª sessão: Acompanhamento dos ensaios finais do seminário.

12 Dezembro 2017, 14:00 Carlos Gouveia

Acompanhamento e discussão do andamento dos trabalhos finais do seminário: Apresentação individual e esclarecimento de dúvidas. Aspetos do funcionamento do curso e da escolha da temática da tese de doutoramento e de orientador/a.


11ª sessão: Cultura, ideologia e textos – contínuo de concretização.

5 Dezembro 2017, 14:00 Carlos Gouveia

“A evolução ideológica no discurso lexicográfico da Real Academia Espanhola”, apresentação de Susana Rodriguez Barcia, da Universidade de Vigo. Discussão de aspetos da mudança ideológica no dicionário da RAE e das diferenças na constituição de dicionários de L1 e de LE/L2. Retoma dos conteúdos finais do seminário anterior, seguida de sistematização geral dos aspetos teóricos propostos pela Linguística Sistémico Funcional relativamente ao contínuo de concretização: os textos como reflexo da cultura e das situações de comunicação.


10ª sessão: A situação linguística do português no mundo.

28 Novembro 2017, 14:00 Carlos Gouveia

Questões de literacia do português: o português no mundo/ o mundo em português. Como teorizar o português: sistema linguístico ou recurso comunicativo. Discussão de Oliveira, G. M. (2013). Política linguística e internacionalização: A língua portuguesa no mundo globalizado do século XXI. Trabalhos em Linguística Aplicada, 52 (2), 409-433; e de Lopes, L. P. M. (2013). Como e por que teorizar o português: recurso comunicativo em sociedades porosas e em tempos híbridos de globalização cultural. In L. P. M. Lopes (Ed.), O português no século XXI. Cenário geopolítico e sociolinguistico (pp. 101-119). São Paulo: Parábola.


9ª sessão: O conhecimento do uso da língua como conhecimento da língua.

21 Novembro 2017, 14:00 Carlos Gouveia

A variação funcional dos textos: géneros e registos. Aprendizagem a partir de modelos de uso. Discussão de Martin, J. R. (2014). Teaching/learning: The yin and yang of language development from home through school. Linguistics and the Human Sciences, 10 (1), 49–68; e de Christie, F. (2013). Genres and Genre Theory: A Response to Michael Rosen. Changing English: Studies in Culture and Education, 20(1), 11-22. 


8ª sessão: Gramática e ensino: os textos, os contextos e os usos linguísticos.

14 Novembro 2017, 14:00 Carlos Gouveia

Os textos, os contextos e os usos linguísticos. O contexto como fator estruturante da interação. Dedução contextual e previsão textual. Formas e usos da língua: a estratificação do contexto. Discussão de Gouveia, C. A. M. (2014). A compreensão leitora como base instrumental do ensino da produção escrita. In W. R. Silva, J. S. dos Santos & M. A. Melo (Eds.), Pesquisas em Língua(gem) e Demandas do Ensino Básico (pp. 203-231). São Paulo: Pontes, e de Schleppegrell, M. J. (2006). The linguistic features of advanced language use: the grammar of exposition. In Byrnes, H. (ed.), Advanced Language Learning: The Contribution of Halliday and Vygotsky (pp. 134-146). London: Continuum.