Sumários

7ª sessão: Parâmetros de ensino e investigação de resultados

7 Novembro 2017, 14:00 Carlos Gouveia

Coligir a analisar dados em linguística aplicada. Metodologias de investigação em Linguística Aplicada ao Ensino/ aprendizagem de línguas. Discussão de Troyan, F. J. (2012). Standards for Foreign Language Learning: Defining the Constructs and Researching Learner Outcomes. Foreign Language Annals, 45(SUPPL.1), pp. 118-140.


6ª sessão: PLE/L2: Contextos, usos e práticas de ensino

31 Outubro 2017, 14:00 Carlos Gouveia

A sessão decorreu durante o segundo dia de trabalhos do Simpósio da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira, subordinado ao tema "PLE/L2: Contextos, usos e práticas de ensino". As doutorandas assistiram a uma de cinco sessões de comunicações coordenadas e a uma mesa-redonda plenária sobre “Multiculturalismo, herança e acolhimento em português”, moderada por Margarita Correia (Letras/ULisboa e CELGA-ILTEC/ UCoimbra, Portugal) e com a participação de Lúcia Maria de Assunção Barbosa (Universidade de Brasília, Brasil), Everton Machado (Universidade de Lisboa, Portugal) e Edleise Mendes (Observatório de Português Língua Estrangeira/ Segunda Língua, Universidade Federal da Bahia, Brasil).


Sessão não lecionada

24 Outubro 2017, 14:00 Carlos Gouveia

Não houve houve sessão do seminário, em virtude de o docente se encontrar com equiparação a bolseiro, para participação no 6º Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, realizado em Santarém, de 24 a 28 de outubro de 2017.


5ª sessão: O ensino de língua comunicativo (CLT)

17 Outubro 2017, 14:00 Carlos Gouveia

Elementos de caracterização do método/abordagem comunicativo/a de ensino de línguas. Discussão de Savignon, S. J. (2007). Beyond communicative language teaching: What’s ahead? Journal of Pragmatics, 39, 207–220 e de Woods, D. & Çakır, H. (2011). Two dimensions of teacher knowledge: The case of communicative language teaching, System, 39 (2), 381-390. Apreciação e discussão dos projetos de ensaio de algumas doutorandas.


4ª sessão: Abordagens, métodos e técnicas

10 Outubro 2017, 14:00 Carlos Gouveia

Constituintes e categorias dos métodos. Enquadramento teórico-epistemológico, programas e proposições, e estratégias, enquanto elementos estruturantes das práticas de ensino. Fazer investigação-ação: o que é, como se faz. Discussão de Kumaravadivelu, B. (2006). Constituents and Categories of Methods. In Understanding Language Teaching: From Method to Postmethod (pp. 83-96). New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, Inc. e de Burns, A. (2010). What is action research. In Doing Action Research in English Language Teaching - A Guide for Practitioners (pp. 1-21). London: Routledge.