Sumários
7ª sessão: Parâmetros de ensino e investigação de resultados
7 Novembro 2017, 14:00 • Carlos Gouveia
Coligir a analisar dados em linguística aplicada. Metodologias de investigação em Linguística Aplicada ao Ensino/ aprendizagem de línguas. Discussão de Troyan, F. J. (2012). Standards for Foreign Language Learning: Defining the Constructs and Researching Learner Outcomes. Foreign Language Annals, 45(SUPPL.1), pp. 118-140.
6ª sessão: PLE/L2: Contextos, usos e práticas de ensino
31 Outubro 2017, 14:00 • Carlos Gouveia
A sessão decorreu durante o segundo dia de trabalhos do Simpósio da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira, subordinado ao tema "PLE/L2: Contextos, usos e práticas de ensino". As doutorandas assistiram a uma de cinco sessões de comunicações coordenadas e a uma mesa-redonda plenária sobre “Multiculturalismo, herança e acolhimento em português”, moderada por Margarita Correia (Letras/ULisboa e CELGA-ILTEC/ UCoimbra, Portugal) e com a participação de Lúcia Maria de Assunção Barbosa (Universidade de Brasília, Brasil), Everton Machado (Universidade de Lisboa, Portugal) e Edleise Mendes (Observatório de Português Língua Estrangeira/ Segunda Língua, Universidade Federal da Bahia, Brasil).
Sessão não lecionada
24 Outubro 2017, 14:00 • Carlos Gouveia
Não houve houve sessão do seminário, em virtude de o docente se encontrar com equiparação a bolseiro, para participação no 6º Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, realizado em Santarém, de 24 a 28 de outubro de 2017.
5ª sessão: O ensino de língua comunicativo (CLT)
17 Outubro 2017, 14:00 • Carlos Gouveia
Elementos de caracterização do método/abordagem
comunicativo/a de ensino de línguas. Discussão de Savignon, S. J. (2007).
Beyond communicative language teaching: What’s ahead? Journal of Pragmatics,
39, 207–220 e de Woods, D. & Çakır, H. (2011). Two dimensions of
teacher knowledge: The case of communicative language teaching, System, 39
(2), 381-390. Apreciação e discussão dos projetos de ensaio de algumas
doutorandas.
4ª sessão: Abordagens, métodos e técnicas
10 Outubro 2017, 14:00 • Carlos Gouveia
Constituintes e categorias dos métodos.
Enquadramento teórico-epistemológico, programas e proposições, e estratégias,
enquanto elementos estruturantes das práticas de ensino. Fazer
investigação-ação: o que é, como se faz. Discussão de Kumaravadivelu, B.
(2006). Constituents and Categories of Methods. In Understanding Language
Teaching: From Method to Postmethod (pp. 83-96). New Jersey: Lawrence
Erlbaum Associates, Inc. e de Burns, A. (2010). What is action research. In Doing
Action Research in English Language Teaching - A Guide for Practitioners
(pp. 1-21). London: Routledge.