Sumários

12ª sessão: Avaliação final

17 Dezembro 2019, 14:00 Carlos Gouveia

Entrega dos ensaios finais. Comentários gerais sobre os ensaios e sobre a avaliação no decurso do seminário. Apresentação das notas finais doi seminário.

A sessão decorreu no dia 19, e não no dia 17, como previsto no horário do seminário, em virtude da deslocação do docente ao Porto, nesse período, para participação no 1º Encontro Nacional "Da formação linguística às práticas educativas na Educação de Infância e no Ensino Básico", realizado nos dias 17 e 18, na ESE do IPPorto.


11ª sessão: Competência comunicativa e Pragmática

10 Dezembro 2019, 14:00 Carlos Gouveia

Tipos de competência estruturantes da competência comunicativa. Sistematização geral dos aspetos teóricos propostos pela Linguística Sistémico Funcional relativamente ao contínuo de concretização: os textos como reflexo da cultura e das situações de comunicação. Discussão de Santos, M. (2011). Pragmática: uma proposta de ensino de língua estrangeira. Desempenho, 12 (1):133-161.


10ª sessão: A situação linguística do português no mundo.

3 Dezembro 2019, 14:00 Carlos Gouveia

Questões de literacia do português: o português no mundo/ o mundo em português. O português como recurso comunicativo. Discussão de Oliveira, G. M. (2013). Política linguística e internacionalização: A língua portuguesa no mundo globalizado do século XXI. Trabalhos em Linguística Aplicada, 52 (2), 409-433.


Sessão não lecionada.

26 Novembro 2019, 14:00 Carlos Gouveia

A sessão não teve lugar em virtude da ausência das doutorandas, previamente agendada, para poderem participar no XI Curso de Capacitação: Elaboração de Roteiros Didáticos para o Portal do Professor de Português Língua Estrangeira, organizado pelo IILP, na sede da CPLP. A não lecionação da sessão não afeta o número total de horas de contacto a lecionar efetivamente.


9ª sessão: O conhecimento do uso da língua como conhecimento da língua.

19 Novembro 2019, 14:00 Carlos Gouveia

A variação funcional dos textos: géneros e registos. Ensino/aprendizagem a partir de modelos de uso. Ensino vs. aprendizagem. Discussão de Martin, J. R. (2014). Teaching/learning: The yin and yang of language development from home through school. Linguistics and the Human Sciences, 10 (1), 49–68.