Sumários

3ª sessão: Quadros de referência para o ensino de línguas

8 Outubro 2019, 14:00 Carlos Gouveia

O conhecimento do uso da língua como conhecimento da língua. A comunicação como comunicação para fins específicos. O uso como mediação cultural. O Quadro Europeu Comum de Referência, do Conselho da Europa: orientação para a ação. O papel do CECRL no ensino de línguas na Europa. Os Standards for Foreign Language Learning in the 21st Century, dos EUA e o seu papel no ensino de línguas. Discussão de Ellis (2008) e de Troyan (2012).


Sessão não lecionada.

1 Outubro 2019, 14:00 Carlos Gouveia

A sessão não teve lugar em virtude da ausência de mais de metade das doutorandas. A sua não lecionação não afeta o número total de horas de contacto a lecionar efetivamente.


2ª sessão: O que é a linguística aplicada? Definição e escopo

24 Setembro 2019, 14:00 Carlos Gouveia

O que é a linguística aplicada? Definição e escopo. Que língua ensinar? – paradigmas dominantes. Que suporte científico? A “gramática comunicativa”. Discussão de 1) Kramsch, C. (2008). Applied Linguistic Theory and Second/ Foreign Language Education. In N. Van Deusen-Scholl & N. H. Hornberger (Eds.), Second and Foreign Language Education. Encyclopedia of Language and Education, Volume 4 (pp. 3-15). New York: Springer; 2) Hornberger, N. & Hult, F. M. (2006). Educational Linguistics. In Keith Brown (Ed.), Encyclopedia of Language and Linguistics (pp. 76-81). Oxford: Elsevier.


1ª sessão - Apresentação.

17 Setembro 2019, 14:00 Carlos Gouveia

Apresentação. Normas de funcionamento do seminário e critérios de avaliação. O uso da plataforma Moodle. Planificação das sessões do seminário. Distribuição de tarefas. Os critérios de avaliação constam da ficha de UC e do documento de planificação das sessões disponível no Moodle

As horas de contacto do seminário incluem esta primeira sessão de duas horas e mais onze sessões de quatro horas cada, num total de 46 horas para as 45 horas curricularmente necessárias.