Sumários

Conjugação: Tempo composto no passado e Tradução de um texto portugues

6 Março 2020, 08:00 Machozi Tshopo Mbangale

-O tempo composto no passado é constituido pelo verbo «Kuwa »( ser, estar ) conjugado no passado afastado seguido por um outro verbo conjugado no presente. Traduz-se em portugues pelo pretérito imperfeito.Ex.: «Niliwa ninacheza »( Eu jogava ) Também o tempo composto no passado pode ser constituido pelo verbo «Kuwa »( ser, estar ) conjugado no passado afastado  seguido por um verbo com a marca -KI- (do Gerúndio ). Exprime uma acção que estava a ser feita. Ex.:« Uliwa ukiimba »( Tu estavas a cantar ). Os alunos construiram  frases com este tempo composto.  

-Como exercício, os alunos traduziram para suaíli o texto portugues:« O autocarro ».


Conversa sobre o tema:« Ir a igreja » e Estudo do texto:« Watoto pichani »( As crianças na fotografia )

4 Março 2020, 08:00 Machozi Tshopo Mbangale

-A conversa em suaíli foi feita em volta do tema:« Ir a igreja ». O texto da conversa foi lido pelos alunos, e seguiram-se a explicação do texto e a sua tradução para portugues. Num diálogo, um filho perguntou ao pai porque é que vestia uma roupa limpa, disse que não queria ir para a igreja hoje, que iria amanhã sozinho. O pai respondeu as perguntas e esclareceu. Os alunos repetiram essa conversa para a dominar.

-Em seguida, estudou-se o texto suaíli:« Watoto pichani »( As crianças na fotografia ). Os alunos leram o texto, analisaram o vocabul'ario, as estruturas gramaticais e deram a tradução portuguesa. No seu conteúdo, o texto relata que há seis crianças na fotografia. Quatro estão dentro da casa e duas no exterior. Uma criança abre uma mala, duas crianças lem um livro que está na mesa, uma criança está sentada na cadeira e costura a roupa. Outras crianças jogam a bola.     


Conversa sobre o tema:« O almoço no hotel » e Reconstrução de um texto

28 Fevereiro 2020, 08:00 Machozi Tshopo Mbangale

-A conversa em suaíli incidiu sobre o tema:«O almoço no hotel». O texto da conversa foi lido pelos alunos. Seguiu-se a explicação do texto para facilitar a  compreensão do seu conteúdo  e a sua tradução para portugues. Num diálogo, um empregado de mesa perguntou o cliente se queria a sopa, o peixe, disse que havia só a carne de vaca, que trazia tambem o pão e a manteiga, perguntou se o pão era suficiente, e se o cliente sabia o preço da comida. O cliente respondeu as perguntas e esclareceu. Os alunos repetiram essa conversa para a dominar.

-Como exercício, os alunos reconstruiram o texto suaíli:«Wanafunzi uwanjani»( Os alunos no campo ) aumentando os elementos que faltavam. 


Audição no CD nº 1 do texto:«Unapoteza kila kitu » e Tradução de um texto portugues

21 Fevereiro 2020, 08:00 Machozi Tshopo Mbangale

-O texto suaíli:« Unapoteza kila kitu !»( Perdes cada coisa !) foi lido pelos alunos. Seguiu-se a explicação do texto para permitir a compreensão do seu conteudo e a sua tradução para portugues. Num diálogo, um rapaz disse ao irmão que ia tomar banho, perguntou onde estavam os sapatos da casa de banho, depois pediu o pente e disse que não estava na mala grande. O irmão respondeu as perguntas e deu esclarecimentos. Os alunos ouviram o mesmo texto no CD nº 1 e repetiram as suas frases.

-Como exercício, o texto portugues « Uma noite diferente » foi traduzido para suaíli pelos alunos. 


Gramática: Uso dos numerais e Composição

19 Fevereiro 2020, 08:00 Machozi Tshopo Mbangale

-Os numerais são de vários tipos. Os numerais cardinais de 1 a 5 e 8 contem um prefixo e um tema numeral mas de 6 a 9 são invariáveis. Os numerais absolutos indicam a maneira de contar sem se referir a um determinado objecto. Os numerais ordinais são constituidos pelo conectivo e o numeral absoluto. Há uma excepção: os numerais ordinais «primeiro » e «segundo » são constituidos pelo «conectivo + kwanza » e «conectivo + pili ». Os numerais multiplicativos são compostos pela palavra « mara »( vez ) e o numeral absoluto ». Os exemplos ilustraram o seu uso. nas frases.

-Em seguida os alunos escreveram em suaíli uma composição de 12 linhas sobre o tema: « As lojas ».