Sumários

ver descrição

21 Março 2017, 12:00 Maria Paula Nina Morão

---  Ponto 2 do Programa : Retrato e Auto-retrato nas artes plásticas e na literatura
-- conceitos: narcisismo; vanitas;  pulsão de vida e pulsão de morte na auto-representação.
a) leitura comentada: Ovídio, Livro III - "Narciso e Eco", in Metamorfoses, tradução de Paulo Farmhouse Allberto, Livros Cotovia, 2007; pp.94-99.
  b) Bocage, sonetos 1 e 4, in Obra completa -1ºvolume - Sonetos, edição de Daniel Pires, Porto, Caixotim, 2004.
  c) análise de pintura:
---- Caravaggio, Narciso, 1597-1599.
---- Antoine Wiertz, dois auto-retratos (1824 e c.1840-1845) e La belle Rosine (1847).
---- Jacques-Henri Lartigue, dois auto-retratos




ver descrição

16 Março 2017, 12:00 Maria Paula Nina Morão

docente em congresso, com equiparação a bolseira solicitada em devido tempo.


ver descrição

14 Março 2017, 12:00 Maria Paula Nina Morão

-- Introdução ao segundo ponto do programa:
    Retrato e auto-retrato na literatura e nas artes plásticas
- retoma da bibliografia geral, insistindo nas obras mais relevantes.
- cronologia de autores e obras a tratar, estabelecendo nexos em relação com os tópicos a tratar.

Antologia de textos disponível a partir de hoje (na reprografia Colibri):
- sonetos de Bocage;
- Ovídio, Metamorfoses, Livro III - "Narciso e Eco";
- verbetes de Biblos: "Artes plásticas e literatura" (F.Guedes), "Bocage" (M.L.A.Ferraz);
- capítulos de Concerto das artes : E.Pommier e Paula Morão;
-Eunice Ribeiro, "Poéticas do retrato - O desgaste das figuras", 2008.  


ver descrição

9 Março 2017, 12:00 Maria Paula Nina Morão

-- conclusão do trabalho do ponto 1 do programa, em torno das obras de Amadeo de Souza-Cardoso e do romance Amadeo, de Mário Cláudio.


ver descrição

7 Março 2017, 12:00 Maria Paula Nina Morão

-- Amadeo, de Mário Cláudio, e pintura de Amadeo de Souza-Cardoso: análise de passos de texto em relação ecfrástica com telas do pintor, analisadas nos seus processos de construção de um temário comum aos dois universos (a casa, a paisagem, a representação do movimento).