A emergência e a evolução dos estudos em Sintaxe Comparada

30 Janeiro 2020, 14:00 Anabela Proença Gonçalves

1. Apresentação dos objetivos da unidade curricular, do programa e da metodologia de avaliação 

2. A emergência e a evolução dos estudos em sintaxe comparada: 

2.1. O objetivo da sintaxe comparada.

2.2. Diferentes metodologias de comparação entre línguas: famílias de línguas; classificação por área geográfica; tipologias de línguas. As vantagens da tipologia linguística.

2.3. A Linguística Histórica do séc. XIX e o seu contributo para a análise comparada das línguas.

2.4. Marcos do estudo comparado das línguas nos séculos XX e XXI: o estruturalismo; a gramática generativa.

2.5. A perspetiva generativista: as noções de GU, universais e parâmetros. 


PROGRAMA

1. A emergência dos estudos em Sintaxe Comparada. 

2. O infinitivo em orações completivas:  infinitivo não flexionado e formação de predicados complexos (reestruturação e união de orações); a distribuição do infinitivo flexionado. 

3. Coordenação: propriedades gerais da coordenação – coordenação versus subordinação; especificidades das estruturas coordenadas.


AVALIAÇÃO

A avaliação é contínua e considera os seguintes elementos: (i) desempenho dos estudantes no contexto da sala de aula (10%); (ii) resolução de 4 exercícios práticos sobre os fenómenos linguísticos em estudo (30%); (iii) em alternativa: um teste escrito final ou um trabalho de exploração de um dos tópicos abordados nas aulas (os tópicos possíveis serão indicados pelas docentes) (60%). 


Data do teste: 7 de maio de 2020, 14h.