Sumários
Coordenação e concordância sujeito-verbo
7 Maio 2020, 14:00 • Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo
Coordenação e concordância sujeito-verbo - concordância plena versus concordância parcial:
1. Estratégias disponíveis nas diferentes línguas para quando se coordenam constituintes nominais: regras de resolução de valores de traços; concordância parcial.
2. A concordância parcial nas diferentes línguas - distinção entre as línguas no que diz respeito a aspetos como: (i) ordem de palavras, (ii) obrigatoriedade, (iii) efeitos na interpretação. Apresentação de diferentes propostas que têm sido avançadas com base em dados dessas línguas: estrutura mono-oracional versus estrutura bioracional.
3. A concordância parcial em português europeu: (i) enquadramento desta língua no contexto das línguas para as quais existem estudos sobre este fenómeno; (ii) apresentação de argumentos que sustentam uma hipótese bioracional.
Nota:
No início da sessão, foram disponibilizados aos alunos os seguintes materiais:
- um guião
- um ficheiro áudio com a apresentação do tópico tratado no guião
- um ficheiro com um texto de leitura complementar
Foi, ainda, enviado aos alunos um exercício de avaliação relacionado com o tópico tratado nesta sessão. Os alunos foram informados de que poderão entregar este exercício até ao dia 28 de maio.
Durante o horário da sessão, foi dada aos alunos a possibilidade de colocarem questões ou apresentarem dúvidas por email.
Construções com coordenação parentética
30 Abril 2020, 14:00 • Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo
As construções com coordenação parentética como um caso de estruturas coordenadas que aparentam conter apenas um termo coordenado.
Distinção entre coordenadas parentéticas ancoradas ou fixas e coordenadas parentéticas flutuantes. Apresentação de evidências empíricas que sustentam a ideia de que, nestas construções: (i) a estrutura coordenada é uma categoria completamente expandida; (ii) o primeiro termo coordenado não ocorre na frase hospedeira; (iii) as coordenadas parentéticas correspondem a adjuntos.
Nota:
No início da sessão, foram disponibilizados aos alunos os seguintes materiais:
- um guião
- um ficheiro áudio com a apresentação do tópico tratado no guião
Durante o horário da sessão, foi dada aos alunos a possibilidade de colocarem questões ou apresentarem dúvidas por email.
Foi combinado com os alunos que o teste para avaliação do seminário será realizado no dia 28 de maio, nas seguintes condições: os alunos terão acesso ao enunciado do teste no início do dia 28 (para tal, o enunciado será disponibilizado na drive do Google na noite do dia 27); as respostas deverão ser enviadas às docentes até às 23h59 do dia 29.
Aspetos estruturais da coordenação integrada
23 Abril 2020, 14:00 • Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo
Aspetos estruturais da coordenação integrada:
1. Coordenação sintagmática básica vs derivada de coordenação oracional.
2. A relação estrutural entre os termos coordenados. A conjunção coordenativa (Conj) como o núcleo (funcional) de uma projeção própria. Argumentos que apontam para uma assimetria estrutural na coordenação.
3. Apresentação crítica de diferentes propostas quanto à estrutura da coordenação, com destaque para a proposta de Munn (1993) e para a proposta de Kayne (1994).
No início da sessão, foram disponibilizados aos alunos os seguintes materiais:
- um guião
- um ficheiro áudio com a apresentação do tópico tratado no guião
- um ficheiro com um texto de leitura complementar
Durante o horário da sessão, foi dada aos alunos a possibilidade de colocarem questões ou apresentarem dúvidas por email.
As propriedades formais das conjunções coordenativas
16 Abril 2020, 14:00 • Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo
As propriedades formais das conjunções coordenativas. Critérios para a distinção entre conjunções coordenativas, conjunções subordinativas e outros conectores de natureza preposicional ou adverbial. Apresentação crítica das propostas de diversos autores, com destaque para as propostas de Quirk, Greenbaum, Leech & Svartvik (1985), Matos (2003) e Lobo (2003).
Nota:
No início da sessão, foram disponibilizados aos alunos os seguintes materiais:
- um guião
- um ficheiro áudio com a apresentação do tópico tratado no guião
- um ficheiro com um texto de leitura complementar
Foi, ainda, enviado aos alunos um exercício de avaliação relacionado com o tópico tratado nesta sessão. Os alunos foram informados de que não existe um prazo breve para entrega deste exercício, sendo apenas necessária a sua entrega até à última sessão do seminário.
Durante o horário da sessão, os alunos puderam colocar questões ou apresentar dúvidas por email.
Especificidades da coordenação
2 Abril 2020, 14:00 • Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo
Apresentação geral e introdutória de alguns tópicos relacionados com especificidades da coordenação: propriedades das conjunções coordenativas; aspetos estruturais da coordenação; compatibilidade dos termos coordenados; definição dos traços categoriais do núcleo coordenativo; definição dos traços-ф do núcleo coordenativo; coordenação integrada e coordenação não integrada (casos de coordenação parentética); coordenação e movimento sintático; coordenação e concordância (concordância sujeito-verbo e concordância no interior de constituintes nominais); coordenação e padrões de colocação dos clíticos (casos de próclise à distância); coordenação e fronteiras discursivas.
Nota:
Esta sessão foi iniciada com uma reunião por Zoom previamente agendada com os alunos, que permitiu a introdução do segundo módulo do seminário, dedicado ao estudo da coordenação. Durante esta reunião, ficou estabelecido que o sistema de avaliação previsto para o seminário se mantém, embora com uma adaptação às circunstâncias atuais de aulas à distância. Foi mencionada a possibilidade de haver um adiamento da data do teste final, não tendo ainda ficado estabelecida a nova data.
Foi disponibilizado aos alunos um powerpoint com um áudio de apresentação da matéria desta sessão, bem como um texto para leitura.