A 1ª Vanguarda francesa: Jean Epstein (2)

15 Outubro 2018, 10:00 Fernando Guerreiro

3. a teoria do cinema da 1ª vanguarda francesa: 3.1. a cinema como "arte viusal" (Canudo): uma estética mais da "sugestão" do que da "mimese" (descrição, narração) (Dulac);.3.2 o cinema como Música (Dulac): as noções de ritmo e de montagem: 3.3. a "cineplastia" (Canudo, Élie Faure); 3.4. a noção de Fotogenia (Delluc, Epstein):o Grande Plano (Epstein).
4. Jean Epstein: 4.1. um cinema subjectivo e do pensamento (da memória, discurso interior); 4.2. a problemática do Sujeito no conto (de Paul Morand) e no filme; 4.3. uma narração elíptica aberta, na vertical (por eco, ressonância) e não na horizontal (motivação sequencial de acções); 4.4. a imagem-Palimpsesto (por sobreposição de planos): do reflexo ao espectro (fantasma).
* projecção de  "La Grace à Trois Faces" de Jean Epstein (1926)
Bibliografia: textos de Pierre Leprohon e  Monica Dall'Aste, sobre a matéria, na pasta da cadeira (verde)