Éric Rohmer, "La Collectionneuse" (1967) (2)
10 Dezembro 2018, 10:00 • Fernando Guerreiro
2.2. modalidades de resistência ao monologismo do discurso do narrador (Adrien): i) a "autorreflexividade" do comentário e a contaminação da sua "fiabilidade"; ii) o confronto dialógico dos discursos (Adrien, Daniel, Sam); iii) a estratégia de "silêncio" ="escuta" de Haydée; iv) desacordos entre a narração oral e a visual; v) resistência dos corpos/objectos: :o corpo de Haydée como objecto estético, equivalente ao objecto plástico de Daniel;
3. o discurso do "desejo": 3.1. o personagem de Haydée: "collectionneuse" ou "chercheuse"? (="architecte");o corpo como elemento natural e dispositivo narrativo; 3.2. o personagem de Adrien: utopia da "ataraxia"= olhar vazio sobre nada (paralelo com o Jean-Jacques Rousseau das "Rêveries d'un Promeneur Solitaire"); 3.3. elogio da preguiça e crítica do trabalho (o "dandismo" baudelaireano de Adrien): 3.4. problematização da escolha: decisão voluntária ou resultado das circunstâncias (acaso)?; avanço ou retrocesso?
* projecção (comentada) de um dvd do filme.