Jean Cocteau, "Le Sang d'un Poète" (1930)

22 Outubro 2018, 10:00 Fernando Guerreiro

1. "Inventar"o seu estilo: a técnica "pobre" de um cinema de "amador"; uma estética do "risco" e do "erro";
2. Dois (des)encontros produtivos: 2.1. com o Surrealismo (Bunuel); 2.2. com Eisenstein: a "imagem em relação"  (vd. a imagem da moderrnidade: P. Reverdy)   e  a montagem de "atracções" (uma estética do "choque");
3. o filme como "documentário realista de acontecimentos irreais" (Cocteau) e "poesia directa"; modelo de  "forma" entre a "escultura" e a animação" (a cabeça 3D de fios);
4. o mito (romance) pessoal do autor:4.1. o motivo do "espelho"; a forma líquida, fluxo, do cinema; 4.2.o discurso do mito;as figuras de Narciso e de Orfeu ;4.3. o tropo da Alegoria e não do Símbolo;
4. da "imagem-monstro" (a figura do Hermafrodita) à imagem do "anjo"; o motivo do "ar"como levação/ superação os contrários.
* projecção (comentada) de um dvd de "Le Sang d'un Poète" de Cocteau