O cinema do ano 1913
3 Outubro 2018, 10:00 • Fernando Guerreiro
1. diferenças entre o modelo do cinema americano e o europeu (Tom Gunning): características do cinema francês: cinema escrito, de argumento (literário),com maior duração de planos (lento), da produndidade de campo, registo contido da representação dos actores, efeito de distanciamento do espectador (auto-reflexividade).
2.linhas de produção: i) a comédia: do
gag físico, descontínuo, à comédia de situação, de personagem ("séries nominales"), mais narrativa (Max Linder), ii) o cinema social e o realismo naturalista: as "Scènes de la Vie telle qu'elle est" (Feuillade, Gaumont) e o (melo)drama zoleano (Castellani); iii) o melodrama romanesco (burguês ou popular): o "metacinema" ("auto-referencial") de
Les Mystères des roches de Kador de Léonce Perret (1912); iv) o
serial ("film à épisodes"): resposta da Gaumont ao "serial" americano: Feuillade,
Fantômas (1913/4) e
Les Vampires (1915/6): o "realismo fantástico" (urbano, moderno)
já-lá (não descontínuo) de Feuillade; uma 3º via para o cinema (Alain Resnais).
* projecção de parte do filme de Léonce Perret (1912) e da curta
Les Débuts de Max au cinéma de Max Linder (1910)
Bibliografia: para lá dos artºs de T. Gunning. Richard Roud e Francis Lacassin na Antologia, texto de Mireille Berton, sobre
Kador, na pasta da cadeira