O cinema francês da Ocupação ao pós-guerra

14 Novembro 2018, 10:00 Fernando Guerreiro

1.  da "drôlee de guerre" à Ocupação: 1.1. a política de cinema do estado de Vichy: características, géneros; o "formalismo" e a "alegoria" ("Les Visiteurs du Soir", Carné); 1.2. a "Continental Films" de Alfred Greven ; 1.3. houve um "cinema de resistência"? "Le Ciel est à Vous" de  Jean Grémillon (vs) "Le Corbeau" de Henri-Georges Clouzot (1943);

2. o cinema do pós-guerra: da "qualidade francesa" à "Nouvelle Vague": 2.1.  hipótese de uma "Escola do Cinema Francês" (Sadoul, Bazin); 2.2. o "cinema de qualidade" (de "papa"):  de "script", literário, tematicamente ambíguo, pessimista (Truffaut); 2.3. a crise de "assuntos": a censura da vida nos tempos  da Ocpação e o mito da Resistência; os "grandes temas": filmes de "tribunal" (Cayatte, Clouzot), o motivo da "juventude" (Cayatte, Carné); o "polar": o "gangster" como herói em vez do "proletário" (Jacques Becker, J-P Melville, Jules Dassin).
3. entrega dos exercícios escritos
* projeccção do trailer de "Le Corbeau" de H-G Clouzot
Bibliografia: na pasta da cadeira textos de A. Bazin e R. Brasillach sobre o "cinema da Ocupação" e um excerto de"Une certaine tendance do cinéma français" de François Truffaut (1954)