O "Film d'Art" (1908/1910)
1 Outubro 2018, 10:00 • Fernando Guerreiro
Film d'ArtA resistência da Literatura ao Cinema: a questão dos direitos e da propriedade intelectual;o cinema como técnica ou divertimento ("spéctacles de curiosités") e não "arte"; o paradigma jurídico da Fotografia: reprodução e não "criação";
2.as relações entre Teatro e Cinema: 2.1. a crise do teatro no final do século XIX: a concorrência do "café-concerto"; a tendência do sensacionalismo (melodrama e "Grand-Guignol"); 2.2. a entrada do cinema: o cinema como teatro fácil, barato, popular e rápido (Jules Claretie)
3. o
Film d'Art em 1908: 3.1. características: a concepção plástica da imagem (décors); plano como palco= quadro (com profundidade); sequencialidade narrativa; actuação mais contida; 3.2. a polémica da Pantomina no cinema (Adolphe Brisson); 3.3. a legitimação do cinema enquanto "arte" (5ª ou 6ª arte (Delluc, Canudo, Gance)); 3.4. o "grand tournant " do
Film d'Art (H. Langlois): a orientação para a narrativização na América (Griffith) e o cinema das "divas" em Itália; 3.5. a crítica dos modernistas nos anos 20: o elogio do cómico primitivo (Canudo) como"Avant-Garde sans le savoir"; retorno à "école de 1910" (René Clair).
* projecção de
L' Assassinat do Duc de Guise de André Calmettes (1908) e de
Onésime Horloger de Jean Durand (1910)
Bibliografia: texto de Alain Carou sobre o "Film d'Art" na Antologia