O Surrealismo no Cinema

17 Outubro 2018, 10:00 Fernando Guerreiro

1. um cinema da imagem - mais"mental"do que "plástica", diferença da 1ª Vanguarda francesa;.1.1.a imagem como "alucinação consciente" (Jean Goudal); 1.2. a sessão de cinema surrealista: um dispositivo de regressão imaginária; o seu modo de uso (Breton).

2. Luis Bunuel/ Salvador Dali, "Un Chien Andalou" (1929): 2.1. mais um "documentário" (cinema dos "factos") do que cinema de "arte" (Dali); 2.2. a teoria da Imagem do Prólogo: imagem-choque (= montagem de atracções (Eisenstein)) e recusa da Metáfora;; 2.3. discurso do desejo: a "imagem-pulsão" (pulsão de vida=Eros e pulsão de morte=Thanatos) e a "imagem-amálgama".
* Conclusão da projecção da "La Glace à Trois Faces" de Jean Epstein e de "Un Cien Andalou" de Bunuel/Dali