Os anos 20: a 1ª vanguarda francesa

10 Outubro 2018, 10:00 Fernando Guerreiro

1. a crise da indústria do cinema no pós-guerra:"americanizar" (Charles Pathé).

2. o "2º nascimento" do cinema: arte nova, moderna, mecânica e de vanguarda "nascida durante a guerra" (Delluc); uma estética da Imagem (Léger); o cinema como a "nova poesia" (Cendrars).
2.1. a "1ª vanguarda" como "escola francesa" (Sadoul): "laboratório de formas"  e "promessa de uma arte nova" (Langlois); 2.2. o carácter narrativo da "escola de 1919" (Marcel L'Herbier): ambivalência da posição face à indústria  - "a narrative avant garde" (Richard Abel); 2.3. duas vagas:nos anos 20: i) a de 1919-19124: narrativa e no sistema; ii) a de 1924-1930: desconstrutora, paródica, fora do sistema; 2.4. a vanguarda francesa como "escola impresssionista" (Langlois, Dulac): a questão da Luz, atmosférica e "pontilhista": o "gris lumineux" (Deleuze) (cont.).
* projecção de "La Ballet Mécanique" de Fernand Léger (1924) e de duas curtas de Germaine Dulac (1929);  excertos de "Fantômas" e "Les Vampires" de Louis Feuillade (1914-1916)
Biliografia: texto de Élie Faure sobre a Cineplastia na pasta da cadeira (verde); ler para a próxima aula "La Glace à  3 Faces" de Pul Morand (pasta da cadeira).