Sumários

Conclusão do estudo da problemática da auto-representação e início do estudo de "Ecce Homo", de F. Nietzsche

9 Novembro 2020, 09:30 Ricardo Gil Soeiro

Conclusão do estudo da problemática da auto-representação: o duplo movimento de interiorização e de exteriorização. Estudo de caso: os auto-retratos. A importância do rosto, a dialéctica da identidade e da alteridade. O auto-retrato enquanto auto-revelação e auto-análise. Transparência vs. opacidade. Análise concreta de alguns auto-retratos: A. Dürer, Rembrandt, Van Gogh, M. C. Escher, Giorgio di Chirico, Francis Bacon. A impossibilidade do auto-retrato e o jogo representacional dos múltiplos olhares. A experiência especular e o descentramento do Eu: o Eu como um Outro. Início do estudo de Ecce Homo, de Nietzsche. 


Conclusão do estudo da problemática da auto-representação e início do estudo de "Ecce Homo", de F. Nietzsche

9 Novembro 2020, 08:00 Ricardo Gil Soeiro

Conclusão do estudo da problemática da auto-representação: o duplo movimento de interiorização e de exteriorização. Estudo de caso: os auto-retratos. A importância do rosto, a dialéctica da identidade e da alteridade. O auto-retrato enquanto auto-revelação e auto-análise. Transparência vs. opacidade. Análise concreta de alguns auto-retratos: A. Dürer, Rembrandt, Van Gogh, M. C. Escher, Giorgio di Chirico, Francis Bacon. A impossibilidade do auto-retrato e o jogo representacional dos múltiplos olhares. A experiência especular e o descentramento do Eu: o Eu como um Outro. Início do estudo de Ecce Homo, de Nietzsche. 


Semana 6, aula 11

5 Novembro 2020, 09:30 Hélio Alves

Os bonecos e o boneco de Collodi (introdução).
Preparação do teste 1.


Conclusão do estudo da problemática da auto-representação

5 Novembro 2020, 08:00 Ricardo Gil Soeiro

Conclusão do estudo da problemática da auto-representação: o duplo movimento de interiorização e de exteriorização patente na escrita diarística. Estudo de caso: os auto-retratos. A importância do rosto, a dialéctica da identidade e da alteridade. O auto-retrato enquanto auto-revelação e auto-análise. Transparência vs. opacidade. Análise concreta de alguns auto-retratos: A. Dürer, Rembrandt, Van Gogh, M. C. Escher, Giorgio di Chirico, Francis Bacon, Johannes Gumpp.


Semana 6, aula 10

3 Novembro 2020, 12:30 Hélio Alves

A Frágua d'Amor, a Eneida e suas replicações (revisão).

(Excepcionalmente, devido a aviso do Governo sobre a proibição de deslocação entre concelhos e ao aviso de mudança desta regra para o dia 3 de Novembro quando a preparação já se encontrava feita, a aula foi leccionada via Colibri-Zoom ao conjunto da turma, com disponibilização posterior da gravação na plataforma Moodle)