Sumários
a Linguística Computacional e áreas de aplicação: problematização de conceitos de Inteligência Artificial
23 Setembro 2021, 09:30 • Helena Gorete Silva Moniz
a Linguística Computacional e áreas de aplicação: problematização de conceitos de Inteligência Artificial
Os materiais foram deixados no seguinte endereço:
A Linguística Computacional e áreas de aplicação.
21 Setembro 2021, 09:30 • Helena Gorete Silva Moniz
A Linguística Computacional e áreas de aplicação.
Link para a próxima aula: https://www.wired.com/story/ai-pioneer-algorithms-understand-why/
Os materiais da aula estão disponíveis aqui: https://drive.google.com/drive/folders/1kWBuNevW9ALM93_xfF3A-5vQ1tiEbn3q?usp=sharing
Criação de um glossário com alguns dos termos essenciais na disciplina, a partir da visualização de um vídeo de Dan Jurafsky.
16 Setembro 2021, 09:30 • Helena Gorete Silva Moniz
Criação de um glossário com alguns dos termos essenciais na disciplina, a partir da visualização de um vídeo de Dan Jurafsky.
Apresentação dos alunos e das linhas programáticas da disciplina.
14 Setembro 2021, 09:30 • Helena Gorete Silva Moniz
1. Contactar com tecnologias de Processamento Automático de Fala e de Língua Natural e interagir com as referidas tecnologias numa perspetiva de análise linguística. 2. Analisar as estruturas linguísticas desafiantes para os diferentes sistemas automáticos apresentados. 3. Discutir a importância da Linguística Computacional na era da Inteligência Artificial
Conteúdos: A estrutura modular da disciplina corresponderá aos seguintes módulos: 1. Definição do conceito de Linguística Computacional e áreas de aplicação. 2. Processamento Automático de Fala e Síntese de Fala. 3. Processamento de Língua Natural: processadores de texto, analisadores morfossintáticos e sistemas de Compreensão de Língua Natural. 4. Sistemas de diálogo e mecanismos de sintonia entre falantes. 5. Projetos de investigação e aplicações.
Os diversos módulos terão sempre por base o conhecimento linguístico de fala e de escrita, seguidamente serão apresentadas tecnologias amplamente usadas nos dias de hoje que processam fala, texto e multimodalidade. Os alunos irão testar as diferentes tecnologias e procurar problematizar as estruturas linguísticas desafiantes para os sistemas testados.
8. Avaliação:
A avaliação é contínua e a classificação é baseada na média ponderada dos seguintes elementos de avaliação obrigatórios: trabalhos de projeto práticos desenvolvidos em aula (40%); 1 teste escrito intermédio (25%); 1 teste escrito final (25%); participação relevante em aula (10%).
9. Bibliografia:
Jurafsky, Dan & James Martin. 2019. Speech and Language Processing: An Introduction to Natural Language Processing. Computational Linguistics, and Speech Recognition, 3rd edition. Prentice Hall.
Mamede, Nuno, Jorge Baptista, Cláudio Dinis & Vera Cabarrão. 2012. STRING: an hybrid statistical and rule- based natural language processing chain for Portuguese, PROPOR 2012. Coimbra.
Mata, Ana Isabel & Helena Moniz. 2016. Prosódia, variação e processamento automático, in Ana Maria Martins & Ernestina Carrilho (eds.), Manual de Linguística Portuguesa Berlim: De Gruyter.
Moniz, Helena, Fernando Batista, Ana Isabel Mata, Isabel Trancoso. 2016. Towards automatic language processing and intonational labeling in European Portuguese, in Intonational grammar in Ibero-Romance: Approaches across linguistic subfields. Amsterdam: John Benjamins.
Raposo, E. P., M. F. Bacelar do Nascimento, M. A. Coelho da Mota, L. Segura & A. Mendes, (eds.). 2013. Gramática do Português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.