Sumários

linguagem, comunicação e cérebro

1 Março 2016, 14:00 Tjerk Hagemeijer

- áreas dedicadas à linguagem verbal no cérebro (Broca e Wernicke)

- o estudo de lesões cerebrais para o conhecimento sobre o funcionamento da linguagem verbal: exemplos de afasias

- organização do léxico no cérebro

- plasticidade do cérebro e período crítico

- autonomia entre linguagem e comunicação

- Propriedades da língua gestual e a analogia com a linguagem verbal

- Sistemas de comunicação animal


Leituras: Cap. de Fromkin et al. "Brain and Langage"; páginas sobre linguagens animais; dois artigos de jornal



Relação entre linguagem e comunicação - capacidades cognitivas relacionadas mas distintas

29 Fevereiro 2016, 16:00 António Manuel dos Santos Avelar

Resultados de imagiologia: ativação cerebral em tarefas que envolvem intenção comunicativa, independentemente da dificuldade linguística da tarefa e  ativação cerebral em tarefas em que não há intenção comunicativa - visualização comentada.


Na primeira hora da aula assisti à reunião da CC do DLGR; na segunda hora lecionei: (i) uso da língua em contexto situacional e discursivo

29 Fevereiro 2016, 12:00 Gueorgui Nenov Hristovsky

1. Na primeira hora da aula assisti à reunião da CC do DLGR; 

2. Na segunda hora lecionei: uso da língua em contexto situacional e discursivo e aspetos sobre a linguagem e o cérebro com breve descrição de afasias de Wernicke e Broka (projeção de um filme).


Comunicação e linguagem humana (cont.)

25 Fevereiro 2016, 18:00 Nélia Alexandre

Comunicação e linguagem humana (cont.):

- O uso da língua: a pragmática
- Fatores que intervêm na produção e compreensão de enunciados.
- Frase versus enunciado- Propriedades distintivas do uso da língua (criativa, simbólica, independente do controlo de estímulos e adequada ao contexto situacional e discursivo)
- A interação verbal (inferências, alusões, convenções de uso, metáforas e ironias)


Características do oral: disfluências

25 Fevereiro 2016, 16:00 Ana Isabel Mata da Silva

Auto-monitorização e auto-correcção do falante (modelo de Levelt: 1983, 1989) e mecanismos de disfluência. Identificação e caracterização de tipos de disfluências em PE, a partir da análise de corpora orais. Análise de algumas das suas implicações para o sucesso de apresentações orais de alunos universitários.