Sumários

Linguagem, comunicação e o cérebro

23 Fevereiro 2017, 16:00 Tjerk Hagemeijer

- Distinção entre frase e enunciado

- a importância dos conhecimentos partilhados e das estratégias discursivas na geração e na interpretação de significado


- A importância das perturbações da fala (ex. afasias de Broca e de Wernicke) para o conhecimento sobre a linguagem enquanto módulo cerebral autónomo 

-  A plasticidade do cérebro e o período crítico para a aquisição da linguagem

- A autonomia da linguagem face à comunicação e a outros sistemas cognitivos

- Os paralelos entre língua verbal e língua gestual


TPC: exercício 1 (disponível na reprografia vermelha e na página da disciplina).

Leituras:

- Fromkin et al. (pgs disponibilizadas)

- Pinto de Lima (pgs 19-28)


Uso da língua em contexto situacional e discursivo. Aspetos sobre a linguagem e o cérebro com breve descrição de afasias (2/15)

22 Fevereiro 2017, 16:00 Gueorgui Nenov Hristovsky

Uso da língua em contexto situacional e discursivo. Aspetos sobre a linguagem e o cérebro com breve descrição de afasias (2/15)

1. Uso da língua em contexto situacional e discursivo.

2. Aspetos sobre a linguagem e o cérebro com breve descrição de afasias de Wernicke e Broka (projeção três documentários).

3. Correção do trabalho de casa. 


Uso da língua em contexto situacional e discursivo. Aspetos sobre a linguagem e o cérebro com breve descrição de afasias

22 Fevereiro 2017, 14:00 Gueorgui Nenov Hristovsky

1. Uso da língua em contexto situacional e discursivo.

2. Aspetos sobre a linguagem e o cérebro com breve descrição de afasias de Wernicke e Broka (projeção três documentários).

3. Correção do trabalho de casa. 



Características do oral: disfluências.

22 Fevereiro 2017, 10:00 Ana Isabel Mata da Silva

Auto-monitorização e auto-correcção do falante (modelo de Levelt: 1983, 1989) e mecanismos de disfluência. Identificação e caracterização de tipos de disfluências em PE, a partir da análise de corpora orais.


Apresentação do programa + introdução à disciplina

21 Fevereiro 2017, 16:00 Tjerk Hagemeijer

- Apresentação do programa da disciplina e do funcionamento das aulas

- A distinção entre língua e linguagem

- A distinção entre conhecimento e uso da língua

- Propriedades distintivas do uso da língua