Sumários
Linguagem, comunicação e o cérebro
23 Fevereiro 2017, 16:00 • Tjerk Hagemeijer
- Distinção entre frase e enunciado
- a importância dos conhecimentos partilhados e das estratégias discursivas na geração e na interpretação de significado
- A importância das perturbações da fala (ex. afasias de Broca e de Wernicke) para o conhecimento sobre a linguagem enquanto módulo cerebral autónomo
- A plasticidade do cérebro e o período crítico para a aquisição da linguagem
- A autonomia da linguagem face à comunicação e a outros sistemas cognitivos
- Os paralelos entre língua verbal e língua gestual
TPC: exercício 1 (disponível na reprografia vermelha e na página da disciplina).
Leituras:
- Fromkin et al. (pgs disponibilizadas)
- Pinto de Lima (pgs 19-28)
Uso da língua em contexto situacional e discursivo. Aspetos sobre a linguagem e o cérebro com breve descrição de afasias (2/15)
22 Fevereiro 2017, 16:00 • Gueorgui Nenov Hristovsky
Uso da língua em contexto situacional e discursivo. Aspetos sobre a linguagem e o cérebro com breve descrição de afasias (2/15)
1. Uso da língua em contexto situacional e discursivo.
2. Aspetos sobre a linguagem e o cérebro com breve descrição de afasias de Wernicke e Broka (projeção três documentários).
3. Correção do trabalho de casa.
Uso da língua em contexto situacional e discursivo. Aspetos sobre a linguagem e o cérebro com breve descrição de afasias
22 Fevereiro 2017, 14:00 • Gueorgui Nenov Hristovsky
1. Uso da língua em contexto situacional e discursivo.
2. Aspetos sobre a linguagem e o cérebro com breve descrição de afasias de Wernicke e Broka (projeção três documentários).
3. Correção do trabalho de casa.
Características do oral: disfluências.
22 Fevereiro 2017, 10:00 • Ana Isabel Mata da Silva
Auto-monitorização e auto-correcção do falante (modelo de Levelt: 1983, 1989) e mecanismos de disfluência. Identificação e caracterização de tipos de disfluências em PE, a partir da análise de corpora orais.
Apresentação do programa + introdução à disciplina
21 Fevereiro 2017, 16:00 • Tjerk Hagemeijer
- Apresentação do programa da disciplina e do funcionamento das aulas
- A distinção entre língua e linguagem
- A distinção entre conhecimento e uso da língua
- Propriedades distintivas do uso da língua