Sumários

Objetivos, conteúdos, programa, bibliografia e avaliação

27 Janeiro 2021, 17:00 Gueorgui Nenov Hristovsky


1. Apresentação dos objetivos e dos conteúdos da disciplina; apresentação do programa e da bibliografia principal.

2. Elementos de avaliação e marcação das datas da sua realização. 
2.1. Dois testes (cada um equivale a 45% da nota final). 
2.2. Outros elementos de avaliação: 

2.2.1. Controle da assiduidade: o aluno com assiduidade superior a 75% pode receber o equivalente a 10% da nota final, caso participe de forma ativa nas aulas e realize os trabalhos de casa.

2.2.2. É possível realizar um trabalho individual a apresentar na última aula caso o aluno quiser subir a nota de um dos testes. Os temas e a estrutura dos trabalhos são discutidos e determinados individualmente em reuniões de orientação realizadas no horários de atendimento. 


Email da turma: lingcom2021@gmail.com. 

Palavra passe: ***0

90% da bibliografia necessária para a unidade curricular encontra-se disponível no drive do email da turma. No mesmo drive existem alguns materiais para o trabalho opcional. Mais bibliografia e materiais serão fornecidos ao longo das aulas. Parte da bibliografia adicional encontra-se registada no fim de cada guião. Os materiais policopiados encontram-se numa pasta na fotocopiadora azul (a que tem acordo com a Associação de Estudantes). 


Objetivos, conteúdos, programa, bibliografia e avaliação

27 Janeiro 2021, 15:30 Gueorgui Nenov Hristovsky

Objetivos, conteúdos, programa, bibliografia e avaliação 

1. Apresentação dos objetivos e dos conteúdos da disciplina; apresentação do programa e da bibliografia principal.

2. Elementos de avaliação e marcação das datas da sua realização. 
2.1. Dois testes (cada um equivale a 45% da nota final). 
2.2. Outros elementos de avaliação: 

2.2.1. Controle da assiduidade: o aluno com assiduidade superior a 75% pode receber o equivalente a 10% da nota final, caso participe de forma ativa nas aulas e realize os trabalhos de casa.

2.2.2. É possível realizar um trabalho individual a apresentar na última aula caso o aluno quiser subir a nota de um dos testes. Os temas e a estrutura dos trabalhos são discutidos e determinados individualmente em reuniões de orientação realizadas no horários de atendimento. 


Email da turma: lingcom2021@gmail.com. 

Palavra passe: ***0

90% da bibliografia necessária para a unidade curricular encontra-se disponível no drive do email da turma. No mesmo drive existem alguns materiais para o trabalho opcional. Mais bibliografia e materiais serão fornecidos ao longo das aulas. Parte da bibliografia adicional encontra-se registada no fim de cada guião. Os materiais policopiados encontram-se numa pasta na fotocopiadora azul (a que tem acordo com a Associação de Estudantes). 


Linguagem, comunicação

26 Janeiro 2021, 14:00 Esperança Cardeira

Linguagem, comunicação, língua. Afasias. Compreensão e produção


Programa, avaliação, bibliografia

25 Janeiro 2021, 17:00 Esperança Cardeira

Objetivos:

(i)             fazer uma introdução aos princípios reguladores da atividade verbal oral e escrita e às condições de sucesso comunicativo em situações concretas de interação linguística

(ii)           refletir sobre as propriedades específicas de diferentes tipos de comunicação

Competências a adquirir:

(i)             identificar os princípios que subjazem à atividade verbal

(ii)           distinguir as propriedades específicas da comunicação escrita das da comunicação oral

(iii)         reconhecer diferentes tipos de processos inferenciais e interpretar informação implícita

(iv)           reconhecer a importância de fatores extralinguísticos na interpretação dos enunciados.

Conteúdos programáticos:

1. Comunicação e linguagem humana

2. Comunicação oral: (i) produção e perceção da cadeia falada; (ii) conversa informal: características situacionais e linguísticas

3. Princípios que regulam o uso da língua

4. Atos ilocutórios

5. Processos inferenciais

6. Comunicação escrita

 

Elementos de avaliação: (i) dois testes escritos (90%) em 15 de março e 26 de abril; (ii) participação relevante nas aulas e realização dos trabalhos solicitados ao longo do semestre (10%)

 

Bibliografia

Birner, B. 2012. Introduction to Pragmatics. Oxford: Wiley‐Blackwell.

Duarte, I. 2000. Língua Portuguesa – Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta, caps. 7 e 8.

Faria, I. H. et al. (orgs.) 1996. Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa: Ed. Caminho, cap. 8.

Lima, J. P. de 2007. Pragmática (Col. O Essencial sobre Língua Portuguesa). Lisboa: Caminho


Programa, avaliação, bibliografia

25 Janeiro 2021, 15:30 Esperança Cardeira

Objetivos:

(i)             fazer uma introdução aos princípios reguladores da atividade verbal oral e escrita e às condições de sucesso comunicativo em situações concretas de interação linguística

(ii)           refletir sobre as propriedades específicas de diferentes tipos de comunicação

Competências a adquirir:

(i)             identificar os princípios que subjazem à atividade verbal

(ii)           distinguir as propriedades específicas da comunicação escrita das da comunicação oral

(iii)         reconhecer diferentes tipos de processos inferenciais e interpretar informação implícita

(iv)           reconhecer a importância de fatores extralinguísticos na interpretação dos enunciados.

Conteúdos programáticos:

1. Comunicação e linguagem humana

2. Comunicação oral: (i) produção e perceção da cadeia falada; (ii) conversa informal: características situacionais e linguísticas

3. Princípios que regulam o uso da língua

4. Atos ilocutórios

5. Processos inferenciais

6. Comunicação escrita

 

Elementos de avaliação: (i) dois testes escritos (90%) em 15 de março e 26 de abril; (ii) participação relevante nas aulas e realização dos trabalhos solicitados ao longo do semestre (10%)

 

Bibliografia

Birner, B. 2012. Introduction to Pragmatics. Oxford: Wiley‐Blackwell.

Duarte, I. 2000. Língua Portuguesa – Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta, caps. 7 e 8.

Faria, I. H. et al. (orgs.) 1996. Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa: Ed. Caminho, cap. 8.

Lima, J. P. de 2007. Pragmática (Col. O Essencial sobre Língua Portuguesa). Lisboa: Caminho