Sumários
Objetivos, conteúdos, programa, bibliografia e avaliação
27 Janeiro 2021, 17:00 • Gueorgui Nenov Hristovsky
1. Apresentação dos objetivos e dos conteúdos da disciplina; apresentação do programa e da bibliografia principal. 2. Elementos de avaliação e marcação das datas da sua realização. 2.2.1. Controle da assiduidade: o aluno com assiduidade superior a 75% pode receber o equivalente a 10% da nota final, caso participe de forma ativa nas aulas e realize os trabalhos de casa. 2.2.2. É possível realizar um trabalho individual a apresentar na última aula caso o aluno quiser subir a nota de um dos testes. Os temas e a estrutura dos trabalhos são discutidos e determinados individualmente em reuniões de orientação realizadas no horários de atendimento. Email da turma: lingcom2021@gmail.com. Palavra passe: ***0 90% da bibliografia necessária para a unidade curricular encontra-se disponível no drive do email da turma. No mesmo drive existem alguns materiais para o trabalho opcional. Mais bibliografia e materiais serão fornecidos ao longo das aulas. Parte da bibliografia adicional encontra-se registada no fim de cada guião. Os materiais policopiados encontram-se numa pasta na fotocopiadora azul (a que tem acordo com a Associação de Estudantes). |
Objetivos, conteúdos, programa, bibliografia e avaliação
27 Janeiro 2021, 15:30 • Gueorgui Nenov Hristovsky
Objetivos, conteúdos, programa, bibliografia e avaliação
1. Apresentação dos objetivos e dos conteúdos da disciplina; apresentação do programa e da bibliografia principal. 2. Elementos de avaliação e marcação das datas da sua realização. 2.2.1. Controle da assiduidade: o aluno com assiduidade superior a 75% pode receber o equivalente a 10% da nota final, caso participe de forma ativa nas aulas e realize os trabalhos de casa. 2.2.2. É possível realizar um trabalho individual a apresentar na última aula caso o aluno quiser subir a nota de um dos testes. Os temas e a estrutura dos trabalhos são discutidos e determinados individualmente em reuniões de orientação realizadas no horários de atendimento. Email da turma: lingcom2021@gmail.com. Palavra passe: ***0 90% da bibliografia necessária para a unidade curricular encontra-se disponível no drive do email da turma. No mesmo drive existem alguns materiais para o trabalho opcional. Mais bibliografia e materiais serão fornecidos ao longo das aulas. Parte da bibliografia adicional encontra-se registada no fim de cada guião. Os materiais policopiados encontram-se numa pasta na fotocopiadora azul (a que tem acordo com a Associação de Estudantes). |
Linguagem, comunicação
26 Janeiro 2021, 14:00 • Esperança Cardeira
Linguagem, comunicação, língua. Afasias. Compreensão e produção
Programa, avaliação, bibliografia
25 Janeiro 2021, 17:00 • Esperança Cardeira
Objetivos:
(i) fazer uma introdução aos princípios reguladores da atividade verbal oral e escrita e às condições de sucesso comunicativo em situações concretas de interação linguística
(ii) refletir sobre as propriedades específicas de diferentes tipos de comunicação
Competências a adquirir:
(i) identificar os princípios que subjazem à atividade verbal
(ii) distinguir as propriedades específicas da comunicação escrita das da comunicação oral
(iii) reconhecer diferentes tipos de processos inferenciais e interpretar informação implícita
(iv) reconhecer a importância de fatores extralinguísticos na interpretação dos enunciados.
Conteúdos programáticos:
1. Comunicação e linguagem humana
2. Comunicação oral: (i) produção e perceção da cadeia falada; (ii) conversa informal: características situacionais e linguísticas
3. Princípios que regulam o uso da língua
4. Atos ilocutórios
5. Processos inferenciais
6. Comunicação escrita
Elementos de avaliação: (i) dois testes escritos (90%) em 15 de março e 26 de abril; (ii) participação relevante nas aulas e realização dos trabalhos solicitados ao longo do semestre (10%)
Bibliografia
Birner, B. 2012. Introduction to Pragmatics. Oxford: Wiley‐Blackwell.
Duarte, I. 2000. Língua Portuguesa – Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta, caps. 7 e 8.
Faria, I. H. et al. (orgs.) 1996. Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa: Ed. Caminho, cap. 8.
Lima, J. P. de 2007. Pragmática (Col. O Essencial sobre Língua Portuguesa). Lisboa: Caminho
Programa, avaliação, bibliografia
25 Janeiro 2021, 15:30 • Esperança Cardeira
Objetivos:
(i) fazer uma introdução aos princípios reguladores da atividade verbal oral e escrita e às condições de sucesso comunicativo em situações concretas de interação linguística
(ii) refletir sobre as propriedades específicas de diferentes tipos de comunicação
Competências a adquirir:
(i) identificar os princípios que subjazem à atividade verbal
(ii) distinguir as propriedades específicas da comunicação escrita das da comunicação oral
(iii) reconhecer diferentes tipos de processos inferenciais e interpretar informação implícita
(iv) reconhecer a importância de fatores extralinguísticos na interpretação dos enunciados.
Conteúdos programáticos:
1. Comunicação e linguagem humana
2. Comunicação oral: (i) produção e perceção da cadeia falada; (ii) conversa informal: características situacionais e linguísticas
3. Princípios que regulam o uso da língua
4. Atos ilocutórios
5. Processos inferenciais
6. Comunicação escrita
Elementos de avaliação: (i) dois testes escritos (90%) em 15 de março e 26 de abril; (ii) participação relevante nas aulas e realização dos trabalhos solicitados ao longo do semestre (10%)
Bibliografia
Birner, B. 2012. Introduction to Pragmatics. Oxford: Wiley‐Blackwell.
Duarte, I. 2000. Língua Portuguesa – Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta, caps. 7 e 8.
Faria, I. H. et al. (orgs.) 1996. Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa: Ed. Caminho, cap. 8.
Lima, J. P. de 2007. Pragmática (Col. O Essencial sobre Língua Portuguesa). Lisboa: Caminho