Unidade Curricular | Course Unit |
Linguagem e Comunicação |
Código da Unidade Curricular | Course ID |
85324 |
Créditos ECTS | ECTS Credits |
6 |
Ciclo de Estudos | Level |
Licenciatura |
Semestre | Semester |
S1 |
Docente(s) | Instructor(s) |
Ana Isabel Mata |
Língua de ensino | Language of instruction |
Português |
Programa (na língua de ensino) | Course description (in language of instruction) |
OBJETIVOS O foco desta UC é o uso da língua em contexto, contribuindo para conhecimentos e competências sobre princípios reguladores da atividade verbal e sobre propriedades do português em uso em diferentes contextos linguísticos e situacionais. No final, os estudantes deverão ser capazes de: (i) Identificar os princípios que subjazem à atividade verbal; (ii) Distinguir as propriedades específicas da comunicação escrita das da comunicação oral; (iii) Reconhecer diferentes tipos de processos inferenciais e interpretar informação implícita; (iv) Reconhecer a importância de fatores extralinguísticos na interpretação dos enunciados. CONTEÚDOS 1. Comunicação e linguagem humana 2. Comunicação oral: (i) Produção e perceção da cadeia falada (ii) Conversa informal: características situacionais e linguísticas 3. Princípios que regulam o uso da língua 4. Atos ilocutórios 5. Processos inferenciais 6. Comunicação escrita |
Avaliação (na língua de ensino) | Grading and Assessment (in language of instruction) |
– Um teste escrito presencial: 70%; – Uma apresentação oral acompanhada de guião (sobre um texto com trabalho de investigação relevante para a UC) e participação nos trabalhos práticos propostos em aula: 30%. |
Bibliografia (selection) | Readings (selection) |
Duarte, I. (2000). Língua Portuguesa – Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta, caps. 7 e 8. Lima, J. P. (2007). Pragmática Linguística. Col. O Essencial sobre Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho. Lopes, A. C. M. (2018). Pragmática: uma introdução. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. Marques, M. A. & Duarte, I. M. (2019). Formas de tratamento e preservação da face em interações verbais online. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, nº5: 236-249. Rodrigues, I. G. (2005). Fala e movimentos do corpo na interacção face a face: uma proposta de análise de meios de contextualização e estruturação de sequências narrativas. Revista da Faculdade de Letras — Línguas e Literaturas, Série II, vol. 22 (2005), Porto: 483-526. (Ao longo do semestre, será sugerida bibliografia complementar para os diferentes pontos do programa.) |
Requisitos | Prerequisites |
Níveis do QECRL: C |