Sumários

Teste final

5 Maio 2020, 14:00 Nélia Alexandre

Teste final:

o enunciado foi enviado aos alunos às 14h, em formato Word, tendo-se pedido que o devolvessem aos docentes em Pdf até às 17h (incluindo 30 minutos de tolerância, tal como se faria em regime presencial).


Planificação e recursos para diferentes contextos de ensino (cont.)​

28 Abril 2020, 14:00 Nélia Alexandre

Apresentação e discussão dos trabalhos de grupo iniciados na sessão anterior.


Planificação e recursos para diferentes contextos de ensino

21 Abril 2020, 14:00 Nélia Alexandre

Trabalho de grupo: planificação de uma tarefa a partir de recursos disponibilizados pelo docente.


Bibliografia:

Willis, D. & Willis, J. (2007). Tasks based on written and spoken texts. In D. Willis & J. Willis (eds.), Doing Task-based Teaching, Oxford: Oxford University Press, pp.33-61.


N.B.: Esta sessão foi realizada, numa primeira parte, através do Zoom e, depois, por trabalho desenvolvido pelos alunos offline.


Aula não presencial - Avaliação: diferentes tipos de avaliação

7 Abril 2020, 14:00 Nélia Alexandre

Avaliação: diferentes tipos de avaliação

- Avaliação formal e informal.

- Avaliação formativa e sumativa.

- Avaliação direta e indireta.

- Avaliação e ELBT.
Bibliografia:

Brown, H. & Abeywickrama, P. (2010). Testing, Assessing and Teaching. In H. Brown & P. Abeywickrama (eds.), Language Assessment: Principles and Classroom Practices, 2ª ed., White Plains, NY: Pearson Education US, pp.3-18.

Nunan, D. (2007). Assessing task-based language teaching. In D. Nunan (eds.),   Task-based language teaching, 3ª ed., Cambridge: Cambridge University Press, pp.138-165.


Aula não presencial - Ensino de línguas baseado em tarefas

31 Março 2020, 14:00 Nélia Alexandre

Ensino de línguas baseado em tarefas

- Princípios do ELBT.

- Definição de tarefa.

- Estrutura da tarefa.

- Tipos de tarefas.

- Foco na forma.
Bibliografia:

Long, M. (2016). In Defense of Tasks and TBLT: Nonissues and Real Issues. Annual Review of Applied Linguistics, 36, 5-33. 

Pinto, J. (2011). O ensino de línguas baseado em tarefas e o foco na forma: contributos para uma didáctica do PL2 em Cabo Verde.   Linguarum Arena, 2, 27-41.