Sumários

Questões-chave no ensino de L2

24 Março 2020, 14:00 Nélia Alexandre

Questões-chave no ensino de L2 

 Nota: Este seminário foi realizado na modalidade de ensino à distância, tendo os conteúdos e materiais necessários sido disponibilizados no site da disciplina e os alunos informados das tarefas a realizar via e-mail.


 1. Conceitos-chave:- ensino de línguas estrangeiras;- currículo;- método;- abordagem;- planificação;- materiais didáticos;
2. Competências em língua:- competências linguísticas;- competências sociolinguísticas;- competências pragmáticas.
3. Metodologias de ensino:- abordagem comunicativa;- aprendizagem experiencial. 
4. Algumas diferenças individuais de aprendizagem:- atitude;- aptidão linguísitica;- motivação.
5. L1 na aula de L2. 
Bibliografia:
Benati, A. (2013).  Key Questions in Second Language Teaching: Implementing Principles of Learning. In A. Benati (ed.), Issues in Second Language Teaching, Sheffield, UK: Equinox Publishing, pp. 113-122.Cesteros, S. (2004). Contenidos y destrezas linguísticas para el aprendizaje de segundas lenguas. In S. Cesteros (ed.),  Aprendizaje de Segundas Lenguas: Linguistica aplicada a la enseñanza de idiomas. Alicante: Publicaciones Universidad de Alicante, pp. 189-237.Conselho da Europa (2001).  Quadro europeu comum de referência para as línguas: aprendizagem, ensino, avaliação. Porto: Asa.Cook, V. (2016). Learners as individuals. In V. Cook (ed.),  Second Language Learning and Language Teaching. 5ª ed., New York: Routledge, pp.114-140 
Cook, V. (2016). Language in the classroom. In V. Cook (ed.),  Second Language Learning and Language Teaching. 5ª ed., New York: Routledge, pp. 141-158. 


Aula não presencial - Aquisição de PL2- casos práticos

17 Março 2020, 14:00 Nélia Alexandre

Nota: Materiais (bibliografia e guiões) em ppt e áudio facultados aos alunos na página da UC.


Aquisição de PL2 - casos práticos:
- artigos, género, sujeito nulo e periferia esquerda da F.


Aula dada a distância

10 Março 2020, 14:00 Nélia Alexandre

Dado o comunicado da reitoria da ULisboa relativamente às medidas de contenção do COVID-19, o seminário presencial estará  suspenso até dia 27 de março. Por isso, os conteúdos em falta da docente Nélia Alexandre serão gravados e colocados no site do seminário, na página das leituras do dia 3, 10 e 17/3, assim como todas as leituras recomendadas.
Desse modo, os estudantes poderão continuar a trabalhar a distância, devendo prosseguir a realização dos trabalhos de grupo também por e-mail, Skype ou outra forma de comunicação a distância.


Conclusão do módulo sobre teorias de aquisição de L2.
Contextos de aquisição de L2.


Teorias de aquisição de L2

3 Março 2020, 14:00 Nélia Alexandre

Teorias de aquisição de L2:

- comportamentalista

- inatista (GU)

- cognitivista


Conceitos de Aquisição de L2 (cont.)

18 Fevereiro 2020, 14:00 Nélia Alexandre

Conceitos de Aquisição de L2 (cont.):

- Idade, input, output, interlíngua, fossilização, consciência linguística.