Questões-chave no ensino de L2
24 Março 2020, 14:00 • Nélia Alexandre
Questões-chave no ensino de L2
Nota: Este seminário foi realizado na modalidade de ensino à distância, tendo os conteúdos e materiais necessários sido disponibilizados no site da disciplina e os alunos informados das tarefas a realizar via e-mail.
1. Conceitos-chave:- ensino de línguas estrangeiras;- currículo;- método;- abordagem;- planificação;- materiais didáticos;
2. Competências em língua:- competências linguísticas;- competências sociolinguísticas;- competências pragmáticas.
3. Metodologias de ensino:- abordagem comunicativa;- aprendizagem experiencial.
4. Algumas diferenças individuais de aprendizagem:- atitude;- aptidão linguísitica;- motivação.
5. L1 na aula de L2.
Bibliografia:
Bibliografia:
Benati, A. (2013).
Key Questions in Second Language Teaching: Implementing Principles of Learning. In A. Benati (ed.), Issues in Second Language Teaching, Sheffield, UK: Equinox Publishing, pp. 113-122.Cesteros, S. (2004). Contenidos y destrezas linguísticas para el aprendizaje de segundas lenguas. In S. Cesteros (ed.),
Aprendizaje de Segundas Lenguas: Linguistica aplicada a la enseñanza de idiomas. Alicante: Publicaciones Universidad de Alicante, pp. 189-237.Conselho da Europa (2001).
Quadro europeu comum de referência para as línguas: aprendizagem, ensino, avaliação. Porto: Asa.Cook, V. (2016). Learners as individuals. In V. Cook (ed.),
Second Language Learning and Language Teaching. 5ª ed., New York: Routledge, pp.114-140
Cook, V. (2016). Language in the classroom. In V. Cook (ed.), Second Language Learning and Language Teaching. 5ª ed., New York: Routledge, pp. 141-158.
Cook, V. (2016). Language in the classroom. In V. Cook (ed.), Second Language Learning and Language Teaching. 5ª ed., New York: Routledge, pp. 141-158.