Sumários

Apresentações orais

27 Outubro 2025, 15:30 Ângela Fernandes

Breve apresentação da investigadora visitante Inmaculada Jurado García (Univ. Sevilla) sobre o seu estudo de autoras da literatura argentina actual (Mariana Enríquez, Agustina Bazterrica e Samantha Schweblin).

Conclusão das apresentações orais preparadas por estudantes sobre o romance Insolación: a importância dos papéis de género e das convenções sociais no desenvolvimento da intriga amorosa.


Apresentações orais

22 Outubro 2025, 15:30 Ângela Fernandes

Apresentações orais preparadas por estudantes sobre o romance Insolación: o desenvolvimento da intriga com base na articulação entre amor e sedução; a identificação do significado simbólica de espaços geográficos e de ambientes privados e públicos; a noção de identidade nacional e a evocação de contrastes regionais.


Insolación

20 Outubro 2025, 15:30 Ângela Fernandes

Breve apresentação da investigadora visitante Patricia Díaz Bohórque (Univ. Sevilla) sobre o seu estudo da poesia de Miguel Veyrat.

Continuação do comentário do romance Insolación, de Emilia Pardo Bazán: a narrativa literária na segunda metade do século XIX e as propostas “realistas” e “naturalistas”; a história de enamoramento contada em Insolación e a reflexão sobre as motivações dos comportamentos individuais, entre o livre-arbítrio e as circunstâncias do contexto geográfico e social.


Insolación, de Emilia Pardo Bazán

15 Outubro 2025, 15:30 Ângela Fernandes

Início do estudo do romance Insolación. Historia amorosa (1889), de Emilia Pardo Bazán:  consideração da estrutura do romance e das vozes narrativas em causa; análise das diversas personagens (Gabriel Pardo e o questionamento sobre a identidade espanhola; a protagonista Asís Taboada e o seu dilema íntimo face às convenções sociais; Diego Pacheco e a figura da sedução); apreciação das significações metafóricas do título do romance.


De Espronceda a Rosalía

13 Outubro 2025, 15:30 Ângela Fernandes

Ainda a poesia do século XIX:  a obra poética de José de Espronceda e a proposta implícita de valores sociais alternativos a partir das imagens de marginalidade e liberdade das composições “Canción del Pirata” e “El mendigo”; a obra de Rosalía de Castro e a evocação do universo natural e social da Galiza.
Leitura e comentário do poema “Dicen que no hablan las plantas, ni las fuentes, ni los pájaros”, de Rosalía: as vozes da natureza e a singularidade da voz poética que as transmite e valoriza.