A. Breton, "Nadja" (2)

16 Maio 2018, 16:00 Fernando Guerreiro

1.3.L. Aragon, "Intrroduction à 1930" (cont.): a questão da Imagem: a noção de Linguagem e Imagem como objecto, segundo exemplo da Publicidade - a Imagem como tensão entre heterogéneos (o "Beau comme" de Lautréamont/ Ducasse, a noção de Imagem em Reverdy).

2. A Breton, "Nadja" (1928): 
2.1. a cidade (Paris) dos surrealistas: a "rua" como "lugar de encontro" ( tema do "acaso objectivo"); 2.2. a figura da "mulher" como "Femme de Paris" (Breton, "L'Amour Fou"); 2.3. a "rua" como lugar de saída para o real e da Literatura: dissolução do "livro" no real.  
* projecção de um dvd do filme "L'Étoile de Mer" de Man Ray/ Robert Desnos (1926)
Bibliografia: textos (de Vincent Kauffman e marie-Claire Bancquart) sobre Breton e o Surrealismo na pasta da cadeira