Baudelaire: o "belo moderno" - a figura do "dandy" (3)

19 Março 2018, 16:00 Fernando Guerreiro

4. "la Fanfarlo" (cont.)

4.4 o retrato de S. Cramer no plano "físico"  (dualidade) e no plano "moral" (mistificação"="nature comédienne"): "angelismo" ("hermafroditismo") e poética do "échec ("impuissance" ); 4.5.representação das" paixões": a dupla problemática do "feminino" e do "desejo" 4.5.. desdobramento do "objecto estético" ( a Fanfarlo): duplo critério do "beau" (="ligne") e do "joli" (="attrait") : "le Thyrse"; a "dança" como superação, pela síntese com conservação do elemento "corporal" ("sensual) do antinomia "matéria"/ "espírito"; 4. 5.2. dupla decepção do "objecto feminino". Mme de Cosmelly= plano do "ideal"/ do Pai (marido)/ a Fanfarlo= plano da "sensualidade" / da Mãe;: (i) Mme de Cosmelly= um "amgelismo interessado"= a "ruse"  ("coquetterie pour un bon motif"); a Fanfalo= um "ídolo encarnado": formalismo/ espectacularidade (síntonia com Samuel Cramer); (ii) transformação dos personagens: Mme Cosmelly= feminização pela "ruse"; a Fanfarlo= masculinização pela acção (intriga política); Samuel Cramer: feminização pela posição "maternal" em relação à obra: do "angelismo hernafrodita" do "poeta" (Manuela de Monteverde)  e do "dandy" à institucionalização do Sujeito na Literatura e na sociedade (a política).