Baudelaire: o "belo moderno" (3)

12 Março 2018, 16:00 Fernando Guerreiro

A nova figura do "artista" na crise do Romantismo

2. o  "artista moderno" como "Homme du Monde": o exemplo de Constantin Guys ("Le Peintre de la Vie Moderne"): i) plano do Sujeito: anomia, despersonalização e heteroplasticidade; ii) plano das formas:os novos meios das novas condições de reprodutibilidade da(s) arte(s); estética do "choque" (W. Benjamin) e da "velocidade", novo registo "caleidoscópico" das imagens; iii) plano cultural: apego ao "novo" e ao "real", não "dandy";
3. a figura do "dandy": i) plano da História: uma criação inglesa  com pico entre 1794-1816; o exemplo de Georges Brummel: "dandy integral" (Barbey d'Aurevilly); tipos de "dandy" em França; ii) plano da Estética: "estado estético do Sujeito" = "estado de espelho permanente";  "estética integral do Sujeito": uma "morale de l'effort" e "auto-criação" (Sartre); "modo verbal do ser" dado no Presente como "performance"; "ser"="aparências"; prática de "singularização" (= da  "originalidade"): "étonner" e "n'être pas étonné" (PVM) (cont.).