Do "Nouveau Roman" a "Marienbad" (2)

28 Maio 2018, 16:00 Fernando Guerreiro

2.3. Relações entre cinema e Literatura: Bernard Pingaud, ""Nouveau Roman et nouveau cinema"; i) diferença de natureza (mostrar/ dizer) e de signos (com persistência ou ausentação do referente); ii) espectacularização do romance: devir-imagem da palavra/ discursivização do cinema: subjectivação, tempo (duração)c omo matéria do filme; iii)  enccontar uma "voz" ("discurso") no fluxo das imagens;
2.4. Alain Robbe-Grillet e o cinema: i) um novo tipo de narrador: "témoin"/ "observateur" com focalização estreita; ii) objectos no lufar de personagens (A.S. Labarthe); iii) carácter actual/ presente das imagens: modo verbal, o Preseente do Indicativo (excluão da "menmória",, ou "flashbacks" do universo do cinema); iv) subjectivação do discurso e participação activa do espectador; v) "um cinema mental: "L'Année Dernière à Marienbad" (1961).
Bibliografia: seleccção de páginas de "Pour un Nouveau Roman" de Robbe-Grillet (pasta da cadeira)