Poéticas de ruptura: Rimbaud, Lautréamont

4 Abril 2018, 16:00 Fernando Guerreiro

Da estética do "par" à estética do "ímpar" (cont.):

Verlaine, "Art Poétique" (c. 1874): i) projecto "modernista" ("impressonista"") de uma poética do "modo menor" e da "surdina":  de um "fin refrain incertain" ("Romances sans Paroles"); ii) uma poética do "ímpar" (=ar") ="musique" (vs) "littérature"; do "imprécis" e da "sugestão" ("nuance" não "couleur") (modelo da "chanson grise"); do "acaso" e não da "estrutura" (´´Éloquence", "Rime");
Poéticas de ruptura: Rimbaud:
i) a poesia como "Voyance" = "trouver une langue"; ii) "alchimie du verbe": o soneto "Voyelles" (c.1872): das "sinestesias" (Baudelaire) à prática do significante =  o som como matéria da associação das imagens; resolução da "estridência" no "silêncio".