Romantismo e Modernidade: Baudelaire

28 Fevereiro 2018, 16:00 Fernando Guerreiro

1. A noção de Romantismo para Baudelaire no "Salon de 1846": a influência de Stendhal; a noção de "belo duplo" ("Le Peintre de la Vie Moderne", 1863);

2.  o "belo moderno" (romântico): centralidade da função do Olhar (Balzac);
2.1. um "topos": a Cidade (Paris, 1830):2.1.1. uma nova/ apropriação  do lugar=espaço:  i) a velocidade= aceleração do real; ii) sensacionalismo sensorial; iii) uma estética do "choque" (Walter  Benjamin);  2.1.2. uma nova topografia: o "Boulevard"  - a "cultura do <boulevard>" ("poème de Paris"): i) centro da "inteligência" (cultura, civilização) ; ii) como lugar de representação (exposição, afirmação de uma "imagem"); iii) cultura material: valor de exposição das coisas ("poème de l'étalage"): iii) estetização/ poetização do quotidiano" ("artistes sans le savoir"); iv) figuras (de moda/ sociais): "le passant", "le flâneur", "le lion"("lionne") (Balzac, "Histoire et Physiologie des Boulevards", 1830).