Surrealismo e Modernidade

14 Maio 2018, 16:00 Fernando Guerreiro

J. Cocteau, "Thomas l'Imposteur" (conc.)

3.3. o "último quadro"/"acto": a morte de Thomas; coincidência com o "personagem"; da "mistificação" ao "mito";
4. plano estético: questão do gènero/ registo: 4.1. "histoire" (crónica) não "romance"; 4.2. entre Modernidade e Classicismo: : um "classicismo moderno"; 4.3. entre "realismo" ("roman de jeunesse"= "éducation", o modelo de Stendhal) e "poesia"  (estrutura fragmentária / episódica; o modelo do "poema em prosa"); 4.4.texto híbrido: registo da tragicomédia; 4.5 o real do fantástico e o fantástico do real..
   André Breton, "Nadja" (1928)
1.Surrealismo e Modernidade: Louis Aragon. "Introduction à 1930" :  1.1. o paralelo entre 1917/ 1920 e 1815/ 1830; 1.2. uma nova poesia da Imagem: a Publicidade: "la plus belle expression de notre époque" /Blaise Cendrars).
Bibliografia:  textos de Vincent Kaufman e Marie-Claire Bancquart sobre o Surrealismo e Breton