Sumários

Verlaine

24 Outubro 2022, 09:30 Patrícia Soares Martins

O percurso de Verlaine, entre os poetas Parnasianos e o movimento  simbolista (1880-90). . A decadência: temo que marca uma diferença de atitude e de ideal artístico relativamente ao outras correntes do final do século XIX, nomeadamente o naturalismo ou o realismo. As várias fases da poesia de Verlaine: de Poèmes Saturniens a Romances sans Paroles e a Sagesse. Leitura de poemas de "Paysages Belges" (Romances sans Paroles) onde se procurou apontar alguns aspectos do estilo de Verlaine: a musicalidade, o verso "impair" da "chanson grise" (Cf. Verlaine "Art Poétique"). 


Baudelaire e Verlaine

19 Outubro 2022, 09:30 Patrícia Soares Martins

Baudelaire e as noções de Moderno e de Modernidade.  Verlaine e Rimbaud e a necessidade de criar novas formas novas em resposta aos novos temas/objectos  da arte. 

Leitura de dois poemas de Verlaine sobre cidades belgas: "Walcourt" e "Charleroi" (in Romances sans paroles)


Baudelaire

17 Outubro 2022, 09:30 Patrícia Soares Martins

Conclusão do estudo dos poemas seleccionados de "Tableaux Parisiens" (in Les Fleurs du Mal): "Le Crépuscule du soir" e "Le Crépuscule du Matin". 



Baudelaire

12 Outubro 2022, 09:30 Patrícia Soares Martins

Leitura de "À Arsene Houssaye", carta-prefácio ao Spleen de Paris. Algumas tentativas de caracterização do poema em prosa a partir de Baudelaire, pelos poetas e críticos simbolistas e pela crítica contemporânea ( Gustave Khan,  Georges Blin, Susane Bernard).  Leitura de um poemas em prosa de Le Spleen de Paris, "L'Étranger".


Baudelaire e Paris

10 Outubro 2022, 09:30 Patrícia Soares Martins

Baudelaire e Paris. Leitura de "Le Cygne".  Os poemas de "Tableaux Parisiens" entre o símbolo e a alegoria.