Sumários

Calímaco

13 Novembro 2024, 11:00 Nereida Villagra

As Argonáuticas: comentário da introdução


Teste

11 Novembro 2024, 11:00 Nereida Villagra

Teste


Calímaco

28 Outubro 2024, 11:00 Nereida Villagra

A poética de Calímaco: comentário da introdução dos Aetia. 


Os Aetia: transmissão e estrutura.


Teócrito e Calímaco

23 Outubro 2024, 11:00 Nereida Villagra

Teócrito: 

Coemntário simários dos Idílios 28 sobre a Roca, 16 sobre a poesia, 17 elogio de Ptolemeu, 24 e 25 sobre Héracles, 18 epitalámio de Helena e 26 sobre a morte de Penteu. 

Calímaco: 
biobrafia e obra


Teócrito: Idílios 11, 2, 15

21 Outubro 2024, 11:00 Nereida Villagra


Idílio 11
- Descrição de Polifemo
- Descrição de Galateia
- Eco de Safo
Ecos homéricos:
•13-15: Polifemo dorme na gruta durante a noite e passa o dia triste a beira mar, como Ulisses na ilha de Calipso (Od. 5.82-4; 151-8), como Aquiles junto ao mar com saudades de Pátroclo (Il24.12)  
•45-48: Descrição da terra do Ciclope como locus amoenus, mas alguns detalhes vêm da gruta do Ciclope no canto 9.183 (o louro), e da cova de Calipso (5.64 ciprestes, 69 vinhas, 70 água fresca). 
•Pergunta retórica v. 49: τίς κα τῶνδε θάλασσαν ἔχειν καὶ κύμαθ'ἕλοιτο; alude ironicamente a Ulisses,
•52-53: γλυκερώτερον  em Od. 9.28 usado por Ulisses para descrever o facto de ver Ítaca novamente

καιόμενος δ' ὑπὸ τεῦς καὶ τὰν ψυχὰν ἀνεχοίμαν

καὶ τὸν ἕνὀφθαλμόν, τῶ μοι γλυκερώτερον οὐδέν. 


Idílio 2
•Mimos
•Segundo o escoliasta inspira-se num mimo de Sófron
•Diálogo e solilóquio de Simeta enquanto faz um feitiço
•Estrutura:
•1-16: Preparação e invocação
•17-63: Realização do feitiço, diálogo com a escrava
•64-155: Solilóquio lembrando a história
•156-167: Finalização feitiço e despedida 
•Forma e conteúdo:
•Vocabulário de magia
•Refrão adaptado
•Status de Simeta
•Localização em Cos
Idílio 15
•Mimo
•Inspirado num diálogo de Sófron?
•Técnica narrativa: movimento descrito indiretamente pelo diálogo
•Estrutura:
•1-43: Preparação para sair de casa
•44-77: Viagem até ao palácio 
•78-99: Descrição de objetos no palácio: écfrase do manto tecido integrada no diálogo, combinado com elementos realistas e coloquiais
•100-144: Canto glorificando Arsínoe, filha de Berenice
•145-149: Despedida