Sumários

Teócrito. Idílio 6 e 11

16 Outubro 2024, 11:00 Nereida Villagra

Idílio 6:

Comentário de detalhe e forma: 
Chamada-resposta v. 8-v. 21 e dorismos e afigura de Pan:

 καὶ τύ νιν οὐ ποθόρησθα, τάλαν τάλαν, ἀλλὰ κάθησαι

ἁδέα συρίσδωνπάλιν ἅδ', ἴδετὰν κύνα βάλλει

εἶδονναὶ τὸν Πᾶνατὸ ποίμνιον ἁνίκἔβαλλε

Jogo alusivo e satírico com Homero (v. 22-23): 

κοὔ μ' ἔλαθ', οὐ τὸν ἐμὸν τὸν ἕνα γλυκύν ποθορῷμι

ἐς τέλος (αὐτὰρ  μάντις  Τήλεμος ἔχθρἀγορεύων  

ἐχθρὰ φέροι ποτὶ οἶκονὅπως τεκέεσσι φυλάσσοι)·

v. 34 referencia humorística à herança poética: καὶ γάρ θην οὐδεἶδος ἔχω κακὸν ὥς με λέγοντι

Relação forma-conteúdo
Poesia hexamétrica não heroica
Poesia bucólica: Polifemo jura por Pan (na Od. 9.273-6 desrespeita os deuses, nomeadamente Zeus; em Id. 11 jura por Zeus).
Poesia amorosa: inversão do Polifemo homérico, figura do erastes pouco habitual
Relação com a tradição poética: reflexo, inversão e redefinição

Idílio 11:
Introdução
Anterior ao Id. 6? 11 possível poema de juventude (métrica)
Relacionado com Id. 3 (sobre outro pastor rejeitado) e 13 (tema amoroso dedicado a Nícias)
Tema meta-poético: a poesia é o melhor remédio para o sofrimento por amor
Estrutura: Ringkomposition
1-6: Introdução dirigida a Nícias sobre a poesia como remedia amoris
7-18: Introdução do exemplum mythicum
19-79: Canto de Polifemo
80-81: Conclusão confirmando a ideia da introdução 
Comentário formal:
Vocabulário de medicina/magia (v. 1): 

Οὐδὲν ποττὸν ἔρωτα πεφύκει φάρμακον ἄλλο,

Νικία, οὔτἔγχριστονἐμὶν δοκεῖοὔτἐπίπαστον,

 ταὶ Πιερίδες· κοῦφον δέ τι τοῦτο καὶ ἁδύ

γίνετἐπἀνθρώποιςεὑρεῖν δ' οὐ ῥᾴδιόν ἐστι

ποττὸν: apócope de ποτ τὸν. Característica do grego ocidental e de registo baixo

πεφύκειperf. com desinência de presente, característico no dório 
Eco de Hesíodo (v.3): Πιερίδεςκοῦφον

κοῦφονIdeia de leveza (cf. Cal. fr. 1 Μοῦσα λεπταλέη)




Teócrito. Idílio 6

14 Outubro 2024, 11:00 Nereida Villagra

Intro:
Dois pastores, Dametas e Dáfnis, competem a cantar poesia
Cantam os amores de Polifemo e Galateia. O tema foi inventado por Políxeno de Citérea, segundo Duris (fr. 43 M; schargum. Id.6): Polifemo construiu um altar a Galateia em Sicília porque estava apaixonado dela. Cf. Ateneu que transmite a história do ditirambo de Políxeno. 
Tema:
Meta-poético
Erótico
Satírico
Estrutura e conteúdo:
1-5: marco narrativo, poema dirigido a Arato: Arato de Solis autor dos Fenómenos? Ou um Arato de Cos?
6-19: Canto de Dáfnis sobre o sofrimento de Polifemo, pathos. Ponto de vista? 4 hipóteses sobre a persona poética de Dáfnis: o Dáfnis mítico, companheiro de Polifemo, Cupido, Ulisses.
21-41: Canto de Dametas com o ponto de vista de Polifemo, ethoshumor.
42-46: epílogo narrativo-descritivo: “os dois foram invencíveis”

Comentário de detalhe e formal: 
Repetição v. 8. καὶ τύ νιν οὐ ποθόρησθατάλαν τάλανἀλλὰ κάθησαι
v. 17: καί φεύγει φιλέοντα καί οὐ φιλέοντα διώκει. Também em 11.75, 14.62. Sentido proverbial, cf. Sapho fr. 1.21. 
v.18: καὶ τὸν πὸ γραμμᾶς κινεῖ λίθον: proverbial. Literalmente “e coloca a pedra longe da linha”. Expressão relacionada com um jogo de tabuleiro.
v. 19 aliteração e repetições:
Πολύφαμε (v. 6)
καλ com variação na quantidade silábica:

 γὰρ ρωτι / πολλάκιςώ Πολύφαμε, τ μὴ καλὰ καλὰπέφανται.

            -uu         -uu             -uu           -uu          -uu           -X        


Teócrito, Idílio 1

9 Outubro 2024, 11:00 Nereida Villagra

Comentário do Id. 1: 

- Introdução e écfrase
- O canto de Dafnis

O Idílio 1 como poema programático.


O comentário literário. Teócrito

7 Outubro 2024, 11:00 Nereida Villagra

1. O comentário literário:

Introdução: transmissão, lugar do poema nas edições antigas, questões de atribuição
Tema do poema: breve sumário salientando o tema
Forma: métrica, estrutura, figuras poéticas, dialeto, estado do texto
Relação do tema e da forma
Conclusão: relação do poema com a obra do autor, com o contexto histórico-literário, com o género literário: o poema é representativo? é original? é peculiar?

2. Principais recursos poéticos

3. Idílio 1 de Teócrito: 

Primeiro lugar em edições antigas
Poema programático: tema pastoral, bucólico
Resumo: dois pastores conversam e recitam poemas num locus amoenus
Tema: a poesia bucólica
Estrutura:
Introdução em forma de diálogo: 1-20
Écfrase do vaso: 21-60
Canto de Tírsis sobre Dafnis: 65-142
Conclusão: 146-152


A poesia helenística. Teócrito

2 Outubro 2024, 11:00 Nereida Villagra

Os grandes poetas helenísticos: Teócrito, Calímaco, Apolónio de Rodes.


Teócrito e o género bucólico. 
Informação biográfica sobre Teócrito.
Obra: epigramas e idílios.
Transmissão dos idílios, título.

O género bucólico: 
Teócrito como criador ou representante do género bucólico?
Antecedentes da poesia bucólica: 
Formas poéticas populares sicilianas: competição amebeia, repetições 
Sófrone de Siracusa (mimo)
Epicarmo (comédia siracusana s. V aC)
Poetas anteriores sobre temas rústicos (locus amoenus): Anite, Licofrónides, Leónidas de Taras