Sumários

Idílio 2 de Teócrito

1 Outubro 2021, 12:30 Ana Alexandra Alves de Sousa

Início do estudo do idílio II: datação e localização e o título (singular ou plural?). Leitura e análise dos versos 1 ao 63 (o ritual de encantamento): a razão do louro; da lã escarlate; o significado do número 12; o uso de fogo no ritual de magia; Selene, Hécate e Ártemis (a deusa trifauce); o múrmurio para invocar os deuses (remissão para S. OC 489); as possíveis razões para aludir aos cães; a fórmula mágica dos similia similibus; o farelo; a cera (figurinha de cera? A presença de figurinhas de cera em rituais mágico religiosos egípcios); o significado possível para o "rombo de bronze" (berrador?); por que razão arremessar libações três vezes (exemplos da literatura antiga).

A docente enviara previamente para o email institucional dos alunos Silva 2008, dissertação de doutoramente disponível online. Idílio lido na tradução de Cláudia Cravo Silva (contida na Dissertação).


Teócrito: idílio XV

29 Setembro 2021, 12:30 Ana Alexandra Alves de Sousa

Continuação do estudo do idílio XV: leptotes, charis e sophia, a precisão e o realismo (a sinestesia) na ecfrásis e na canção. Leitura e análise pormenorizada. O princípio da poikilia na canção. Comentário aos textos literários de que se faz eco no poema pela forma como se compõe (a presença de sintagmas épicos) e a evocação feita ao mundo da comédia pela escolha dos nomes das personagens (a etimologia), pelas comparações com animais, pelo contraste linguístico entre a canção e a parte dialógica (Rãs, de Aristófanes), o papel da τύχη em Êutiquis (a Comédia Nova).

 


Início do estudo de Teócrito

24 Setembro 2021, 12:30 Ana Alexandra Alves de Sousa

O conceito de idílio. Inserção de Teócrito numa tradição literária. Algumas características da poesia teocritiana: a poikilia, a leptotes, O idílio XV: localização espacial e temporal da cena; as referências a Ptolemeu II e a sua mulher Arsínoe II (poesia propagandística); fontes possíveis; o reflexo do cosmopolitismo da época na presença e referência a pessoas de várias raças e proveniências; o individualismo e os temas do quotidiano. Leitura de excertos de acordo com os tópicos trabalhados.

A professora disponibilizou, enviando previamente para o email, Silva 2011 (tese de Mestrado disponível online). Idílio lido na tradução de Hélio Silva (na Dissertação enviada).


O trabalho desenvolvido na biblioteca de Alexandria

22 Setembro 2021, 12:30 Ana Alexandra Alves de Sousa

Os primeiros bibliotecários de Alexandria. A influência da Escola Peripatética. Os trabalhos científicos e a crítica textual. O processo de correcção dos textos (diorthosis) e de edição (ekdosis). 

A docente disponibilizou previamente Montana 2015, enviando o capítulo previamente para o email institucional dos alunos.
 



O Mouseion e a biblioteca de Alexandria

17 Setembro 2021, 12:30 Ana Alexandra Alves de Sousa

O Mouseion e a Biblioteca de Alexandria: a ligação do poder à cultura. Os Ptolemeus como sucessores de Alexandre Magno ao criarem um grande centro de conhecimento e de investigação.


A docente enviou em PDF um capítulo de livro (Eckstein 2006), por email previamente, para que os alunos preparassem a aula previamente.