Sumários

Coluto, O rapto de Helena

4 Abril 2022, 14:00 Fotini Hadjittofi

1. O género literário; as fontes; o estilo elíptico do poema.
2. Temas e motivos do romance grego.
3. A caracterização de Paris.
4. A atenção à paisagem; o carácter etiológico do poema.


Nono de Panópolis, As Dionisíacas

31 Março 2022, 14:00 Fotini Hadjittofi

1. Os temas / motivos / estruturas narrativas que este poema “herdou” do romance grego.

2. O impacto do cristianismo na representação da sexualidade e do corpo.


Museu, Hero e Leandro

28 Março 2022, 14:00 Fotini Hadjittofi

1. Quais são os temas / motivos / estruturas narrativas que este poema “herdou” do romance grego? A intertextualidade com Aquiles Tácio.

2. A distinção entre prosa e verso. A relação com o mito. A intertextualidade com Homero, especialmente a Odisseia. 

3. O impacto do cristianismo na moralidade do poema.


A religião nos romance grego

24 Março 2022, 14:00 Fotini Hadjittofi

1. Em que medida as intervenções divinas, os sonhos e os oráculos nos romances devem ser considerados experiências religiosas autênticas? E em que medida são metáforas, ou tropos literários, concebidos para fazer avançar o enredo?

2. Tyche (“Fortuna”) é uma deusa “real” ou um artifício meta-literário?

3. O romance de Longo foi chamado de “religioso”. Existe algo único em como este romance representa o mundo divino? Qual o papel das divindades (Eros, Pã, Dioniso) no desenvolvimento / educação dos dois protagonistas?


O romance grego e o mito

21 Março 2022, 14:00 Fotini Hadjittofi

1. Os mitos inseridos nos romances de Longo e Aquiles Tácio mostram as suas protagonistas femininas como vítimas de agressões violentas. Como isso é diferente / semelhante às experiências das heroínas dos dois romances?

2. De que outras maneiras esses mitos se conectam com a narrativa principal? Existem elementos de trama inspirados em mitos nos romances?

3. Quem transmite os mitos e para quem? Algumas dessas histórias são inventadas pelos seus narradores? Como afectam o público (intra- ou extra-diegético)?

4. O romance (como género) poderia ser concebido como uma resposta erística ao mito e aos géneros literários que dependem do mito?