Sumários

A ekphrasis no romance grego

17 Março 2022, 14:00 Fotini Hadjittofi

Textos: Longo: prólogo (pintura), 1.1, 2.3 e 4.2-3 (descrições de jardins). Aquiles Tácio: 1.1 (pintura do rapto de Europa); 1.15 (descrição do jardim); 3.6-8 (pinturas de Andrómeda e Prometeu); 5.3 (pintura de Filomela).

 

1. Quais são os aspectos que as ekphraseis no início dos romances de Longo e Aquiles Tácio colocam em primeiro plano? Como é que as ekphraseis subsequentes comentam a narrativa principal?

2. Qual é o papel dos narradores / espectadores e as suas reacções?

3. Qual é a relevância, para os romances, das ekphraseis na literatura anterior? Veja o escudo de Aquiles na Ilíada 18.478ss.; o jardim de Alcínoo na Odisseia 7.112ss.; a taça em Teócrito 1.29ss.; o manto de Jasão nas Argonauticas 1.721ss.


A caracterização das personagens

14 Março 2022, 14:00 Fotini Hadjittofi

1. Como é que as personagens são introduzidas nas narrativas? Quanta informação o narrador nos dá no momento da sua introdução a respeito das suas qualidades físicas ou morais?

2. O carácter das personagens é revelado nos monólogos e diálogos citados, ou esses são exercícios puramente retóricos?

3. Em que medida os estereótipos ditam a caracterização?

4. O método de delineação das personagens em Cáriton foi descrito como intuitivo, resultante de um talento genuíno para a observação psicológica, em vez de ser influenciado por considerações teóricas ou seguindo regras retóricas. Como é que ele se compara neste aspecto com A história de Apolónio, rei de Tiro?


A história de Apolónio, rei de Tiro

10 Março 2022, 14:00 Fotini Hadjittofi

1. Quais são os argumentos a favor de uma origem grega da Historia Apollonii?

2. Este é um romance ingénuo / popular? (Pense no estilo, estrutura, trama e nos motivos de contos populares). Ou um romance sofisticado? (Veja as citações e alusões; os narradores e públicos internos; os jogos etimológicos com alguns nomes).

3. Qual será a orientação religiosa deste texto? Que deuses se referem? O texto transmite uma mensagem moral e, se sim, qual?


O romance grego e o império romano

7 Março 2022, 14:00 Fotini Hadjittofi

1. Será que Cáriton usa o império persa como um modelo para pensar sobre o império romano contemporâneo do seu romance (as implicações positivas e negativas de viver em / ser cúmplice de um império mundial, os desafios que isso representa para a identidade grega, etc.)?

2. O motivo da escravidão ficará mais carregado de significados neste contexto?



O romance de Alexandre

3 Março 2022, 14:00 Fotini Hadjittofi

1. Qual é a relação entre história e ficção neste texto? É uma “biografia de Alexandre, o Grande”? Qual é o papel dos elementos historiográficos (colecções de documentos, cartas, crónica realista de viagem) V os mais “literários” (os diálogos filosóficos, as proporções épicas do herói, a narrativa de viagem fantástica)?

2. Este é um texto sub-literário? O que o tornou atraente para pessoas menos sofisticadas (e por tanto tempo? Veja todas as traduções e variantes em diferentes idiomas)? O texto indica que as classes mais baixas estavam politicamente e socialmente alienadas ou sugere que as mesmas tendências (obsessão com a história / tradição / cultura grega) atravessavam todas as camadas sociais?