Sumários

Prova escrita de avaliação

25 Fevereiro 2019, 17:00 Ana Maria Martins

Prova escrita de avaliação.


Polaridade e minimizadores (aula por Clara Pinto, bolseira de doutoramento FCT)

18 Fevereiro 2019, 17:00 Ana Maria Martins

O ciclo de Jespersen e os minimizadores. O português em contraste com outras línguas (tipos de minimizadores e percursos de gramaticalização). A diacronia das palavras  homem e  caraças enquanto itens de polaridade (itens de polaridade negativa; itens de polaridade positiva; marcadores de negação metalinguística).


Negação metalinguística e pragmaticização da palavra "lá"

11 Fevereiro 2019, 17:00 Ana Maria Martins

Caracterização (semântica, pragmática, sintática) da negação metalinguística por oposição à negação regular. Testes para a sua identificação. Marcadores de negação metalinguística ambíguos/não ambíguos e externos/internos.  Marcadores de negação metalinguística em português ( lá, cá, agora, uma ova, alguma vez, o quê, qual quê, etc.) e nas línguas do mundo (expressões idiomáticas/termos injuriosos; ‘nothing’: palavras qu-; deíticos locativos e temporais; X que). O desenvolvimento diacrónico da palavra (de locativo a marcador de negação metalinguística). Processos de gramaticalização/pragmaticização numa perspetiva generativista.


Inversão Nominal Negativa

4 Fevereiro 2019, 17:00 Ana Maria Martins

Inversão nominal negativa com  algum/alguno e  nenhum, numa abordagem diacrónica, comparativa (português/espanhol) e teórica. Relação com a tipologia dos itens de polaridade negativa (IPN forte / IPN fraco). IPNs lexicais e IPNs formados na sintaxe: testes para identificar a inversão nominal negativa. Mudanças sintáticas ao nível do sintagma determinante no português dos séculos XVIII-XIX (correlações linguístico-cronológicas). As diferentes dimensões e a centralidade da perspetiva teórico-comparativa em linguística histórica. Tópicos para futura investigação.


Aula introdutória

28 Janeiro 2019, 17:00 Ana Maria Martins

Apresentação do programa e do modo de funcionamento do seminário.

 

Avaliação:

A avaliação consistirá numa prova escrita presencial (a realizar no dia 25.02.2019) e num pequeno trabalho de investigação a desenvolver ao longo do restante semestre. O trabalho será apresentado oralmente, em aula, no dia 06.05.2019. A versão escrita, a entregar até 30.06.2019, deverá integrar os contributos da discussão da versão oral. Só será atribuída classificação à versão escrita, embora a apresentação oral, em aula, seja obrigatória.

 

Objetivos:

a) Desenvolver competências de trabalho na área da linguística histórica através da familiarização com fontes, dados, teoria linguística e estratégias específicas de investigação destinadas a ultrapassar o problema da limitação das fontes;

b) Mostrar como a comparação entre diferentes línguas/variedades linguísticas (geneticamente relacionadas ou não) é um elemento central do trabalho em linguística histórica, permitindo ‘reconstruir’ não só ‘proto-línguas’ mas etapas da evolução de línguas documentadas;

c) Esclarecer as relações entre mudança e variação/diferenciação linguística, assim como entre aquisição da linguagem e mudança linguística;

d) Estudar casos de mudança sintática na história do português, numa perspetiva comparativa.

 

Conteúdos programáticos:

Serão tópicos de mudança linguística a estudar os que se encontram identificados a seguir. O estudo destes casos será conduzido de modo a concretizar os objetivos definidos acima. Será precedido de uma caracterização geral da gramática do português antigo (no quadro das línguas românicas) e integrará a familiarização com textos medievais.

1. Palavras negativas e outros aspetos da polaridade (afirmação/negação) no português e nas línguas românicas. A relação entre ordem de palavras e polaridade no caso de algum/alguno pós-nominal. Apontamentos sobre inovações recentes ou em curso: negação metalinguística, minimizadores, intensificadores. Este tópico permite explorar as interfaces entre diferentes componentes da gramática (sintaxe, semântica, pragmática, fonologia, morfologia).

2. A ordem das palavras na frase: a colocação dos pronomes clíticos na história do português e das línguas românicas; as ordens verbo-objeto e objeto-verbo no português antigo (em confronto com o português contemporâneo). Notas breves sobre a inversão sujeito-verbo.

3. Estruturas infinitivas com verbos causativos e percetivos (infinitivo simples e infinitivo flexionado).