Sumários

Radcliffe

26 Setembro 2019, 16:00 Maria Forjaz de Sampaio Sequeira Mendes

Close-reading de Anne Radcliffe, The Misteries of Udolpho, cap. XVIII-XIX.


Radcliffe

23 Setembro 2019, 16:00 Maria Forjaz de Sampaio Sequeira Mendes

 Close-reading de Anne Radcliffe, The Misteries of Udolpho, cap. VI-VII.


O gótico em Radcliffe.

19 Setembro 2019, 16:00 Maria Forjaz de Sampaio Sequeira Mendes

Leitura e discussão de Anne Radcliffe, The Misteries of Udolpho, cap. V.  


Introdução

16 Setembro 2019, 16:00 Maria Forjaz de Sampaio Sequeira Mendes

Introdução ao conjunto de problemas e de questões a desenvolver. Fará sentido afirmar que o Gótico surge na literatura de século XVIII-XIX? 

Indicação do calendário da cadeira, da bibliografia e dos critérios de avaliação. 


Plano da disciplina. 

Em 1764, Horace Walpole usou a palavra Gótico como subtítulo de The Castle of Otranto, dando-lhe o sentido de “bárbaro” ou “proveniente da Idade Média”, sem adivinhar que esta viria a ser usada para denominar um género literário. Apesar de a origem do termo se encontrar em Walpole, foi Ann Radcliffe a responsável por desenvolver aquilo a que se viria a chamar romance gótico. A romancista, admirada por autores como Walter Scott, Dostoievski ou Keats e considerada por Nathan Drake como o “Shakspeare [sic] of Romance Writers”, constitui o ponto de partida desta disciplina, na qual se explora a ideia de gótico na Literatura Inglesa dos séculos XVIII e XIX. Assim, parte-se de The Misteries of Udolphopara contos e romances que rescrevem ou aludem à ideia de gótico e à obra de Radcliffe. Serão lidos em aula Jane Eyre (Charlotte Bronte, 1874), The Turn of the Screw (Henry James, 1898) e Northanger Abbey(Jane Austen, 1803).