Sumários

Literatura Inglesa. O Romantismo I

12 Março 2019, 12:00 Alcinda Maria Pinheiro de Sousa

  • Como é hábito às terças-feiras, foram observados os sumários, mas, neste caso, das 3 sessões das 2 passadas semanas de trabalho, devido à paragem referente às Férias de Carnaval de 4 a 6 de Março.
  • Iniciou-se uma interpretação global do Período Romântico, tomando-se como uma das suas linhas orientadoras a análise da imagem reproduzida na capa do Volume D de The Norton Anthology of English Literature (2018), imagem incluída na 1ª Colectânea de Leituras e Consultas Aconselhadas - The Bard (ca. 1817), by John Martin (1789-1854), Oil on canvas, Support: 50 x 40 inches (127 x 101.6 cm), Frame: 57 × 47 inches (144.8 × 119.4 cm). Yale Center for British Art, USA, Paul Mellon Collection. [Accessed: 11 March 2019]. Available at: <http://interactive.britishart.yale.edu/art-in-focus-wales/185/the-bard>. Tendo sido explicado que esta é uma versão visual do poema de Thomas Gray (1716-1771), The Bard, publicado em 1757 (Thomas Gray Archive. Poems. Analysis. [Accessed: 11 March 2019]. Available at: <https://www.thomasgray.org/cgi-bin/display.cgi?text=bapo>), retomou-se a parte final da primeira abordagem crítica dos escritores incluídos no Volume C de The Norton Anthology of English Literature (The Restoration and the Eighteenth Century), iniciada na anterior sessão de trabalho, sendo dada especial ênfase aos que pertencem ao 3º sub-período literário discriminado na sua Introdução, e aí caracterizado da seguinte forma: «[...] the third [shorter period], concluding with the death of Johnson in 1784 and the publication of Cowper's The Task in 1785, confronts the old principles with revolutionary ideas that would come to the fore in the Romantic movement of the late eighteenth and early nineteenth centuries.» (19) Embora o poema The Bard esteja excluído do Volume C da antologia, Gray é precisamente um dos poetas seleccionados para nele representarem o referido 3º sub-período da literatura inglesa do século XVIII, pelo que a versão de The Bard criada por Martin, e que faz capa do Volume D (The Romantic Period), pode ser interpretada como acentuação da relativa continuidade entre aquele sub-período e o período Romântico.


Literatura Inglesa. Da Restauração ao Século Dezoito III

7 Março 2019, 12:00 Alcinda Maria Pinheiro de Sousa

  • Finalmente, os princípios históricos e teóricos gerais definidores da Literatura Inglesa da Restauração ao Século Dezoito foram cruzados com uma primeira abordagem crítica dos escritores que nela são tradicionalmente enquadrados, recorrendo-se àqueles que estão coligidos na 2ª Colectânea de Leituras e Consultas Aconselhadas.


Literatura Inglesa. Da Restauração ao Século Dezoito II

28 Fevereiro 2019, 12:00 Alcinda Maria Pinheiro de Sousa

  • Prosseguiu a análise iniciada na sessão de trabalho anterior, sendo problematizada a relação da chamada Literatura Inglesa do Século XVIII com a do Romantismo, em ambos os casos na perspectiva de estarem enquadradas num tempo de mudanças várias e profundas entre o que era percepcionado como antigo e o que era percepcionado como novo, tempo a que procuravam dar nova(s) voz(es). 


Literatura Inglesa. Da Restauração ao Século Dezoito I

26 Fevereiro 2019, 12:00 Alcinda Maria Pinheiro de Sousa

  • Procedeu-se ao exame dos sumários das 2 sessões de trabalho da semana anterior.
  • A partir da Introdução que abre o Volume C de The Norton Anthology of English Literature (2018) e da respectiva Cronologia - incluídas na 1ª Colectânea de Leituras e Consultas Aconselhadas - foi dado início à análise sistemática da Literatura Inglesa produzida da Restauração ao Século Dezoito. 


Literatura Inglesa, Cânone e a Estrutura de «The Norton Anthology of English Literature» (2018) II

21 Fevereiro 2019, 12:00 Alcinda Maria Pinheiro de Sousa

  • No seguimento da problematização do conceito de «Literatura Inglesa» relativamente ao conceito de «cânone», e considerada a organização de The Norton Anthology of English Literature (2018) em 6 volumes (A. The Middle Ages; B. The Sixteenth Century and The Early Seventeenth Century; C. The Restoration and the Eighteenth Century; D. The Romantic Period; E. The Victorian Age; F. The Twentieth and Twenty-First Centuries), prosseguiu-se a análise da sua estrutura, em geral, e a dos Volumes C, D e E, em particular.
  • As imagens reproduzidas na capa do Volume C - The Sense of Taste (ca. 1744 a 1747), por Philippe Mercier (1689 ou 1691-1760) - e na abertura da sua Introdução - A Philosopher Giving That Lecture on the Orrery, in Which a Lamp Is Put in Place of the Sun (1766), por Joseph Wright (1734-1797) - foram examinadas enquanto linhas orientadoras de uma interpretação deste período da literatura inglesa (a Restauração e o Século XVIII) como um tempo de mudanças várias e profundas entre o que se considerava antigo e o que se considerava novo. Quanto à 1ª destas imagens, ver Philippe Mercier (1689 or 1691-1760), The Sense of Taste (ca. 1744 to 1747), Oil on canvas, Support: 52 x 60 1/2 inches (132.1 x 153.7 cm), Frame: 59 1/2 x 68 x 2 3/4 inches (151.1 x 172.7 x 7 cm). Yale Center for British Art, Paul Mellon Collection . [Accessed: 19 February 2019]. Available at: <https://collections.britishart.yale.edu/vufind/Record/1666745> e "Philip Mercier. ?1689–1760". "Art and Artists". Tate. [Accessed: 19 February 2019]. Available at: <://www.tate.org.uk/art/artists/philip-mercier-377>; quanto à 2ª imagem, ver "The Joseph Wright of Derby Collection". Collections. Derby Museums. [Accessed: 19 February 2019]. Available at: < https://www.derbymuseums.org/joseph-wright-derby>.
  • Por fim, os estudantes receberam a informação de que a docente está semanalmente disponível para orientar - mediante marcação, às terças e quintas-feiras, a qualquer hora, entre as 16h e as 22h - as Interpretações Escritas das produções literárias/visuais, do(a)s escritore(a)s/artistas visuais, pertencentes a um dos 3 períodos literários em estudo (Restauração e Século XVIII, Romantismo, e Vitorianismo) que escolherem, e que constituem o 2º elemento da sua avaliação final (conforme sumário de 12 de Fevereiro passado), bem como para orientar, em geral, o trabalho que estão a desenvolver na unidade curricular.