Sumários

Literatura Inglesa, Cânone e a Estrutura de «The Norton Anthology of English Literature» (2018) I

19 Fevereiro 2019, 12:00 Alcinda Maria Pinheiro de Sousa

  •  Os sumários respeitantes às 2 sessões de trabalho da passada semana estiveram em análise, como habitualmente às terças-feiras.
  • Na sequência da 1ª fase da problematização do conceito de «Literatura Inglesa»,  predominantemente desenvolvida num quadro histórico-geográfico, prosseguiu-se aquela problematização numa perspectiva teórica sobretudo com recurso ao conceito de «cânone». Quanto a este conceito, os estudantes foram remetidos para «canon», «A. Terms of Style, Structure, Form, and Kind», «Literary Terminology», Apêndice do Volume C de The Norton Anthology of English Literature (2018), incluído na 1ª Colectânea de Leituras e Consultas Aconselhadas.
  • Ponderado o papel determinante das antologias no processo de construção de qualquer cânone literário, foi observada a estrutura de The Norton Anthology of English Literature (2018), organizada em 6 volumes: A. The Middle Ages; B. The Sixteenth Century and The Early Seventeenth Century; C. The Restoration and the Eighteenth Century; D. The Romantic Period; E. The Victorian Age; F. The Twentieth and Twenty-First Centuries, sendo uma vez mais sublinhado que os volumes em estudo na presente unidade curricular são os intermédios - C, D e E - de que foram seleccionadas as produções literárias/visuais de determinado(a)s escritore(a)s/artistas visuais, pertencentes aos 3 Períodos Literários aqui em causa -The Restoration and the Eighteenth Century, The Romantic Period, The Victorian Age - bem como o aparelhamento histórico, teórico e crítico que lhes diz respeito, tudo isto incluído nas 3 Colectâneas de Leituras e Consultas Aconselhadas já obtidas e a obter pelos estudantes.


Literatura Inglesa. Da Geografia à História II

14 Fevereiro 2019, 12:00 Alcinda Maria Pinheiro de Sousa

  •  Tendo presente as análises de «British Isles Terminology. Terminology for the British Isles, the United Kingdom, Great Britain, and Ireland». Encyclopædia Britannica. (<https://www.britannica.com/place/Great-Britain-island-Europe/media/243007/223620>) e de «Geographic Nomenclature», Apêndice do Volume C de The Norton Anthology of English Literature (2018), incluído na 1ª Colectânea de Leituras e Consultas Aconselhadas, passou-se ao exame de «The Royal Lines of England and Great Britain», Apêndice do mesmo Volume da Antologia, e que faz igualmente parte da 1ª Colectânea. Neste contexto, foi dada especial atenção a House of Stuart (1603-1649), Commonwealth & Protectorate (1649-1660), House of Stuart Restored (1660-1688), Interregnum (11 December 1688 - 13 February 1689), House of Orange-Nassau (1689-1714) e, finalmente, House of Hanover (1714-1901). A última dinastia agora referida foi evidenciada em função dos períodos literários em estudo nesta unidade curricular, sublinhando-se os reinados de George III e Victoria, em particular quanto ao desenvolvimento do poder colonial britânico detectável pelo menos desde 1584-87, anos durante os quais Sir Walter Ralegh tentou colonisar a Virginia, na costa oriental da América do Norte, conforme a cronologia que encerra «The Sixteenth Century. 1485-1603», a Introdução à 1ª parte do Volume B de The Norton Anthology aqui em causa, constante da dita Colectânea. Contudo, a primeira colónia inglesa permanente na América do Norte só foi estabelecida em 1607, em Jamestown, Virginia, neste caso segundo a cronologia que encerra «The Early Seventeenth Century. 1603-1660», a Introdução à 2ª parte do mesmo Volume B, e contida na mesma Colectânea. Além disso, foram apontados os anos de 1707, data de Act of Union que juntou a Escócia à Inglaterra, instituindo o chamado United Kingdom of Great Britain, e de 1801, data de Act of Union que juntou a Irlanda à Grâ-Bretanha, estabelecendo o actual United Kingdom of Great Britain and Ireland, segundo, respectivamente, a breve cronologia inicial de «The Restoration and the Eighteenth Century. 1660-1785», a Introdução ao Volume C, e a cronologia que conclui «The Romantic Period. 1785-1832», a Introdução ao Volume D, ambos volumes da Antologia que tem vindo a ser referida, encontrando-se as mencionadas Introduções na Colectânea obtida pelos estudantes. 


Literatura Inglesa. Da Geografia à História I

12 Fevereiro 2019, 12:00 Alcinda Maria Pinheiro de Sousa

  • Conforme registado no sumário da última sessão de trabalho, foram inicialmente observados os 2 sumários da semana anterior.
  • Pelas razões apontadas no sumário do passado dia 5 de Fevereiro, propôs-se aos estudantes - como 2º elemento da avaliação final nesta unidade curricular - a substituição do 2º Teste por uma Interpretação Escrita de uma determinada produção literária/visual, de um determinado escritor(a)/artista visual, pertencente a um dos 3 Períodos Literários abrangidos por esta unidade curricular: Da Restauração ao Século XVIII, Romantismo e Vitorianismo. A escolha da referida produção literária/visual a ser interpretada deverá ser feita até 2 de Abril, 3ªf. e a respectiva interpretação escrita entregue no dia 30 de Abril, 3ª f.
  • Prosseguiu-se o desenvolvimento dos Conteúdos programáticos planeados, mediante visualização e análise do vídeo incluído em "British Isles Terminology. Terminology for the British Isles, the United Kingdom, Great Britain, and Ireland" (<https://www.britannica.com/place/Great-Britain-island-Europe/media/243007/223620>), a par da análise de «Geographic Nomenclature», Apêndice do Volume C de The Norton Anthology of English Literature (2018), incluído na 1ª Colectânea de Leituras e Consultas Aconselhadas.
  • A terminar, foi apresentado aos estudantes um outro Apêndice do mesmo volume da antologia, intitulado «The Royal Lines of England and Great Britain», e incluído também na 1ª Colectânea, sendo pedido que o lessem para a próxima sessão de trabalho.


Introdução ao Trabalho do Grupo (TP1) II

7 Fevereiro 2019, 12:00 Alcinda Maria Pinheiro de Sousa

  • Procedeu-se à análise do Plano de Trabalho proposto, nomeadamente dos pontos 5. Conteúdos programáticos e 7. Metodologias de ensino (avaliação incluída) (Programas das Unidades Curriculares 2018/2019. Licenciaturas (1º Ciclo). [Consultado: 28 de Janeiro de 2019]. Disponível em:  <http://www.letras.ulisboa.pt/pt/cursos/programas-das-unidades-curriculares/-2/4186-cultura-visual-docente-alcinda-maria-pinheiro-de-sousa/file>).
  • Foi iniciado o desenvolvimento dos Conteúdos programáticos planeados, mediante análise do mapa incluído em «British Isles Terminology. Terminology for the British Isles, the United Kingdom, Great Britain, and Ireland» [image and video, 2 min.]. Encyclopædia Britannica.  [Accessed: 28 January 2019]. Available at: <https://www.britannica.com/place/Great-Britain-island-Europe/media/243007/223620>, cruzando-se a informação assim recolhida com o problema da distinção entre «English literature» e «Literature in English», que está no centro de Preface to the Tenth Edition de The Norton Anthology of English Literature (2018), Vol. C, incluído na 1ª Colectânea de Leituras e Consultas Aconselhadas.
  • Pediu-se depois aos estudantes que lessem o Apêndice do mesmo volume da antologia intitulado «Geographic Nomenclature», também incluído na Colectânea.
  • A terminar, os estudantes foram alertados para que devem proceder à consulta sistemática dos sumários, semanalmente actualizados, por estes constituírem o suporte do trabalho desenvolvido e a desenvolver ao longo do semestre.
  • Finalmente, foi também pedido que preenchessem e entregassem com fotografia, na próxima sessão de trabalho, a Ficha Individual distribuída, que foi adaptada pela docente.


Introdução ao Trabalho do Grupo (TP1) I

5 Fevereiro 2019, 12:00 Alcinda Maria Pinheiro de Sousa

  • Dada a inclusão de estudantes Erasmus no grupo de trabalho desta TP1, e de acordo com um dos princípios fundadores do Programa Erasmus, o da imprescindibilidade de os europeus adquirirem competências multilinguísticas - "Celebrating 30 years of the Erasmus Programme" (15 June 2017). European Council. [Accessed: 28 January 2019]. Available at: <://www.consilium.europa.eu/en/documents-publications/library/library-blog/posts/celebrating-30-years-of-the-erasmus-programme/) - as línguas usadas durante as sessões de trabalho do grupo serão o português e o inglês.
  • Os estudantes foram informados de que as sessões de trabalho têm início ao quarto de hora académico e a exacta duração de 90 minutos.
  • A docente disponibilizou o seu número de telefone móvel para os contactos urgentes.
  • Ponderadas as limitações de tempo (com muito nefastas implicações didácticas e pedagógicas) impostas pelo Calendário Escolar para o semestre em curso - Calendário Escolar 2018/2019 (28 de Dezembro de 2018). Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. [Consultado: 28 de Janeiro de 2019]. Disponível em: <http://www.letras.ulisboa.pt/pt/cursos/calendario-escolar> - foi fixada a data para realização do 1º Teste: 28 de Março, 5ªf, e (reconhecida a dificuldade de os estudantes realizarem o 2º Teste no final do semestre, dada a acumulação diária, não programada de vários testes) foi adiada para a próxima semana a fixação do tipo de 2º elemento da avaliação final nesta unidade curricular e da data em que deverá ser realizado / apresentado.
  • A 1ª Colectâneas de Leituras e Consultas Aconselhadas foi imediatamente obtida na Reprografia Verde da FLUL.
  • Após uma primeira introdução ao(s) objecto(s) da Literatura Inglesa dos Séculos XVIII-XIX na perspectiva de uma história do Reino Unido, pediu-se aos estudantes que analisassem, já para a próxima sessão, o Plano de Trabalho proposto, nomeadamente os seus pontos 5. Conteúdos programáticos e 7. Metodologias de ensino (avaliação incluída) (Programas das Unidades Curriculares 2018/2019. Licenciaturas (1º Ciclo). [Consultado: 28 de Janeiro de 2019]. Disponível em:  
    <http://www.letras.ulisboa.pt/pt/cursos/programas-das-unidades-curriculares/-2/4186-cultura-visual-docente-alcinda-maria-pinheiro-de-sousa/file>) e que lessem, de The Norton Anthology of English Literature (2018), Vol. C, as suas páginas iniciais até ao fim de Preface to the Tenth Edition, incluídas na 1ª Colectânea de Leituras e Consultas Aconselhadas.