Sumários

Conferência

11 Novembro 2020, 15:30 Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel

Todos os alunos foram convidados a assistir a uma conferência da Professora Rhiannon Ash (Universidade de Oxford), proferida no âmbito dos Lisbon Classics Seminars, organizados pelo Centro de Estudos Clássicos.A conferência foi online e intitulou-se: Chasing Fishes: Pliny the Elder’s Natural History Book Nine and Reflections of Empire.


O processo de Cremúcio Cordo. Fontes da historiografia de Tácito.

9 Novembro 2020, 12:30 Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel

Conclusão da análise de Annales 4. 32-33.

Aplicação das linhas temáticas da digressio a um case study: o processo de Cremúcio Cordo a abrir o relato do ano 25. Leitura de Annales 4. 34.
O estudo de  ratio causaeque na escrita da história: Hist. 1. 4.
Fontes da historiografia de Tácito: historiógrafos anteriores; memórias ( commentarii); Acta senatus; Acta diurna populi Romani; testemunhas dos acontecimentos (incluindo o testemunho pessoal). Exemplos comentados.


Digressio e segundo prefácio.

4 Novembro 2020, 15:30 Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel

A utilitas da história: análise de Annales 4.32-33 (cont).

Um segundo prefácio que é digressio e diverge da norma dos segundos prefácios.

Digressio com funções na estrutura analística: separação de relato de dois anos (24 e 25 d.C.).

Um labor que se desenvolve in arto e é inglorius.

A função das sententiae num primeiro exemplo: gloria ac uirtus infensos habet (A. 33.4).

A construção em anel da digressio e a fórmula Sed ad inceptum redeo.


Annales 4. 32-33.

2 Novembro 2020, 12:30 Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel

Função e alcance de exempla. A avaliação de Tácito da matéria histórica que o ocupa (parua et leuia, não sine usu, e de que podem resultar magnae res); a causalidade histórica. Análise de H. 1.4 e A. 4.32-33. 


Os proémios das obras históricas.

28 Outubro 2020, 15:30 Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel

Os proémios das principais obras historiográficas: o Agricola, as Historiae e os Annales.

Os modos de escrever história: com eloquentia e com libertas; ou sem ueritas nem cura posteritatis. As escolhas de Tácito: nem adulatio nem odium (Historiae); sine ira et studio (Annales)

A função moral e a função didáctica da história: julgamento retrospectivo (de louvor das uirtutes ou de censura de todo o dedecus) e advertência prospectiva. Da memória e do exemplo para os vindouros.