Sumários

A elegia latina: conclusão. Indicações sobre avaliação final alternativa.

28 Abril 2020, 18:00 Ana Maria dos Santos Lóio

O género elegíaco: metro e temas.

O problema das origens: relação da elegia latina com a elegia grega; a influência de Catulo; a proximidade entre os géneros elegíaco e epigramático.

Os principais cultores latinos; a perda integral da obra do fundador do género, Galo.

A situação amorosa característica da elegia latina; as mulheres elegíacas, “scriptae puellae”.

A evolução temática da elegia: do amor para a história e dos mitos de Roma. O lamento na poesia do exílio de Ovídio.

Aula dada à distância com recurso à plataforma Zoom.

 

BIBLIOGRAFIA DE LEITURA OBRIGATÓRIA

OCD3 entradas Elegy, Latin; Tibullus, Propertius, Ovid.

 

BIBLIOGRAFIA DE CONSULTA

Gibson, R., “Love Elegy”, in S. Harrison (ed.), A Companion to Latin Literature, Malden (Mass.): Blackwell, 2005, 159-173.

 

TEXTOS OBRIGATÓRIOS

Tib. 1.1                                     trad. C. André, Lisboa: Cotovia, 2015.

Prop. 1.1                                   trad. A. Nascimento et al., Lisboa/Assis: CEC/APS, 2002.

Ov. Am. 1.1, 1.9, 1.15                  trad. C. André, Lisboa: Cotovia, 2006.


Avaliação final alternativa de Literatura Latina I

 O exame de Literatura Latina I terá lugar no dia 2 de Junho, terça-feira, à hora da aula (18 horas). Será utilizado o Zoom: os alunos que se inscreverem no exame receberão o link no dia 2 de manhã; devem fazer o pedido para entrar na reunião Zoom e então ficar em espera, até serem chamados (estarei atenta ao email, para poder responder a eventuais dúvidas ou problemas relacionados com a ligação Zoom). Assistirá à prova a Professora Cristina Pimentel, coordenadora da cadeira. 

O exame consistirá numa prova oral com duas partes: uma parte de perguntas rápidas, direccionadas para autores, obras e géneros; uma parte sobre os textos de leitura obrigatória. A matéria a avaliar será toda aquela que está indicada nos sumários, incluindo a prosa. Ainda assim, a prova dará maior peso à poesia do que à prosa. 

 


A elegia latina.

24 Abril 2020, 18:00 Ana Maria dos Santos Lóio

O género elegíaco: metro e temas.

O problema das origens: relação da elegia latina com a elegia grega; a influência de Catulo; a proximidade entre os géneros elegíaco e epigramático.

Os principais cultores latinos; a perda integral da obra do fundador do género, Galo.

A situação amorosa característica da elegia latina; as mulheres elegíacas, “scriptae puellae”.

A evolução temática da elegia: do amor para a história e dos mitos de Roma. O lamento na poesia do exílio de Ovídio.

Aula dada à distância com recurso à plataforma Zoom.

 

BIBLIOGRAFIA DE LEITURA OBRIGATÓRIA

OCD3 entradas Elegy, Latin; Tibullus, Propertius, Ovid.

 

BIBLIOGRAFIA DE CONSULTA

Gibson, R., “Love Elegy”, in S. Harrison (ed.), A Companion to Latin Literature, Malden (Mass.): Blackwell, 2005, 159-173.

 

TEXTOS OBRIGATÓRIOS

Tib. 1.1                                     trad. C. André, Lisboa: Cotovia, 2015.

Prop. 1.1                                   trad. A. Nascimento et al., Lisboa/Assis: CEC/APS, 2002.

Ov. Am. 1.1, 1.9, 1.15                  trad. C. André, Lisboa: Cotovia, 2006.


O género da sátira.

21 Abril 2020, 18:00 Ana Maria dos Santos Lóio

Conclusão da aula anterior (leitura comentada de Horácio, Odes 4.15).

Sátira, único género latino que não deriva de uma tradição grega. A dificuldade de definir o género satírico; influências de diversos géneros. Autores de sátira e principais características que os distinguem.

Leitura comentada dos poemas de leitura obrigatória.

Aula dada à distância com recurso à plataforma Zoom.

 

BIBLIOGRAFIA OBRIGATÓRIA

OCD4 entradas Satire, Lucilius, Horace, Persius, Juvenal

 

BIBLIOGRAFIA DE CONSULTA

Citroni, M., et al. (eds.), “Lucílio e a Sátira”, Literatura de Roma Antiga, Lisboa: FCG, 2006, 207-210.

Citroni, M., et al. (eds.), “As Sátiras”, Literatura de Roma Antiga, Lisboa: FCG, 2006, 507-516.

Morgan, L., “Satire”, in S. Harrison (ed.), A Companion to Latin Literature, Malden (Mass.): Blackwell, 2005, 174-188.

 

TEXTOS OBRIGATÓRIOS

Lucílio, fragmento; Horácio, excertos                     ROCHA PEREIRA, Maria Helena da, Romana. Antologia da Cultura Romana, Lisboa: Asa, 2005 (5ª ed., aumentada).


Horácio lírico: as Odes.

17 Abril 2020, 18:00 Ana Maria dos Santos Lóio

A composição e a publicação dos 4 livros das Odes. Os modelos literários principais (poesia grega arcaica, esp. Alceu; outros: Safo, Anacreonte, Píndaro; poesia alexandrina; poesia latina [por exemplo, poetas de temática amorosa]. O projecto do poeta: trazer para a poesia latina a lírica grega, ser o grande lírico latino. O carácter alusivo das Odes.

Leitura comentada de: 

a) Ode 1.11 (“carpe diem” [colhe o dia]: fruição do presente, sem preocupações relativamente ao amanhã);

b) Ode 3.1.1-4 (ideal calimaquiano/ alexandrino: elitismo; compor poesia para poucos; afirmação de originalidade);

c) Ode 3.30 (poesia como monumento (motivo herdado da tradição grega); poesia monumento mais duradouro do que os monumentos materiais; superior pela sua imaterialidade);

d) Ode 4.15 (recusatio [recusa]: o poeta não canta épica; por intervenção de Apolo, inicia um canto sobre a idade [época] de Augusto; ter em atenção: I. mitos da fundação de Roma: Eneias, filho de Vénus; gens Iulia, a que pertence Júlio César, dita descendente de Vénus; II. o regresso da idade de ouro com Augusto (fim das guerras, legislação).

Aula dada à distância com recurso à plataforma Zoom.

 

 

BIBLIOGRAFIA DE LEITURA OBRIGATÓRIA

OCD entrada “Horace”, secção “Odes (Carmina)”

 

BIBLIOGRAFIA DE CONSULTA

Citroni, M., et al. (eds.), “Horácio: as Odes”, Literatura de Roma Antiga, Lisboa: FCG, 2006, 520-530.

Barchiesi, A., “Carmina: Odes and Carmen Saeculare”, in S. Harrison (ed.), The Cambridge Companion to Horace, Cambridge: Cambridge University Press, 144-163.

Harrison, S., Horace, Cambridge: Cambridge University Press, 2014, 47-58. (TRABALHO

 


Conclusão do estudo do teatro latino.

7 Abril 2020, 18:00 Ana Maria dos Santos Lóio

O teatro latino:
Principais características da comédia de Plauto e de Terêncio.

Problemas em torno da tragédia de Séneca.
Comentário dos poemas de leitura obrigatória (principais aspectos a ter em conta na análise dos poemas).
Aula dada à distância (Zoom; materiais disponíveis na plataforma de E-Learning).

Bibliografia: consultar bibliografia que acompanha o sumário da aula anterior.