Horácio lírico: as Odes.

17 Abril 2020, 18:00 Ana Maria dos Santos Lóio

A composição e a publicação dos 4 livros das Odes. Os modelos literários principais (poesia grega arcaica, esp. Alceu; outros: Safo, Anacreonte, Píndaro; poesia alexandrina; poesia latina [por exemplo, poetas de temática amorosa]. O projecto do poeta: trazer para a poesia latina a lírica grega, ser o grande lírico latino. O carácter alusivo das Odes.

Leitura comentada de: 

a) Ode 1.11 (“carpe diem” [colhe o dia]: fruição do presente, sem preocupações relativamente ao amanhã);

b) Ode 3.1.1-4 (ideal calimaquiano/ alexandrino: elitismo; compor poesia para poucos; afirmação de originalidade);

c) Ode 3.30 (poesia como monumento (motivo herdado da tradição grega); poesia monumento mais duradouro do que os monumentos materiais; superior pela sua imaterialidade);

d) Ode 4.15 (recusatio [recusa]: o poeta não canta épica; por intervenção de Apolo, inicia um canto sobre a idade [época] de Augusto; ter em atenção: I. mitos da fundação de Roma: Eneias, filho de Vénus; gens Iulia, a que pertence Júlio César, dita descendente de Vénus; II. o regresso da idade de ouro com Augusto (fim das guerras, legislação).

Aula dada à distância com recurso à plataforma Zoom.

 

 

BIBLIOGRAFIA DE LEITURA OBRIGATÓRIA

OCD entrada “Horace”, secção “Odes (Carmina)”

 

BIBLIOGRAFIA DE CONSULTA

Citroni, M., et al. (eds.), “Horácio: as Odes”, Literatura de Roma Antiga, Lisboa: FCG, 2006, 520-530.

Barchiesi, A., “Carmina: Odes and Carmen Saeculare”, in S. Harrison (ed.), The Cambridge Companion to Horace, Cambridge: Cambridge University Press, 144-163.

Harrison, S., Horace, Cambridge: Cambridge University Press, 2014, 47-58. (TRABALHO