Sumários

Ler Séneca Hoje: Aportes da Professora Josefina Gaitán e Novos Caminhos Interpretativos

23 Abril 2025, 12:30 Ana Maria Sanchez Tarrio

A aula foi dedicada à reflexão sobre as chaves de leitura propostas pela Professora Josefina Gaitán (Universidade de Cádis), com o intuito de aprofundar a compreensão do pensamento senequiano. Foram ainda introduzidos outros elementos fundamentais para o enquadramento filosófico, literário e cultural dos textos de Séneca, de forma a enriquecer a análise crítica por parte dos estudantes.


Séneca ad Lucilium

21 Abril 2025, 12:30 Ana Maria Sanchez Tarrio

A aula foi impartida pela professora da Universidade de Cadiz Josefa Custodio, e incidiu sobre o tema do "Anti-banquete" de Platão na obra de Séneca e noutros autores da literatura latina, nomeadamente o Satiricon de Petrónio.

Com recurso a traduções para a língua portuguesa de trechos das epístolas senequianas, foram discutidos vários aspectos relevantes da prosa didáctico-moral do autor da Bética a partir dos trechos seleccionados: o seu estilo incisivo e sentencioso, o 'tu' epistolar como artifício literário, os traços da filosofia estóica segundo o autor latino  


Orientações Trabalho

9 Abril 2025, 12:30 Ana Maria Sanchez Tarrio

A aula centrou-se na orientação relativa ao trabalho escrito a ser entregue no final do semestre. Foram discutidas questões metodológicas fundamentais a serem seguidas pelos alunos, bem como partilhadas as ideias iniciais de cada um relativamente às suas investigações. Procedeu-se à análise das dificuldades de investigação apresentadas pelos discentes, tendo sido dadas indicações e sugestões adequadas a cada caso. Foram ainda esclarecidas dúvidas sobre os textos em estudo, promovendo-se um espaço de diálogo construtivo em torno dos temas propostos.


ARTE EPISTOLAR SEGUNDO CÍCERO

7 Abril 2025, 12:30 Ana Maria Sanchez Tarrio

A aula teve como foco a continuação da análise de excertos seleccionados das cartas de Cícero, com ênfase na construção discursiva e nas estratégias retóricas presentes na sua correspondência. Dando seguimento à discussão iniciada anteriormente, foi aprofundado o debate em torno do uso do “tu” ciceroniano, explorando as suas particularidades estilísticas, a dimensão performativa da interlocução e o modo como essa escolha linguística contribui para a construção da identidade do autor. 


ARTE EPISTOLAR SEGUNDO CÍCERO

2 Abril 2025, 12:30 Ana Maria Sanchez Tarrio

Arte epistolar e autorrepresentação: análise de trechos selecionados das cartas de Cícero e discussão sobre o legado da sua correspondência na história da literatura europeia.