Sumários

Originalidade na poesia posterior ao século I a. C.: problemas, ideias.

3 Maio 2023, 11:00 Ana Maria dos Santos Lóio


Originalidade na poesia posterior ao século I a. C.: problemas, ideias.

Apresentação breve das poéticas de Marcial e Estácio como resposta a uma literatura exausta. 

Entrega dos testes. Os Epodos de Horácio: o problema do género.

26 Abril 2023, 11:00 Ana Maria dos Santos Lóio


Entrega dos testes. 

A complexidade do conceito de género na antiguidade: o caso dos Epodos de Horácio. A herança grega; comentário de Horácio, Epístolas 1.19.23-25: recuperar "o espírito de Arquíloco" sem os temas.

Segundo exercício escrito de avaliação.

24 Abril 2023, 11:00 Ana Maria dos Santos Lóio


Segundo exercício escrito de avaliação.

Conclusão da aula anterior. Conclusão do estudo do livro quarto das Odes de Horácio.

19 Abril 2023, 11:00 Ana Maria dos Santos Lóio


Conclusão da aula anterior: a estrutura hímnica da parte final da ode 4.14; a irrelevância de Tibério e o panegírico de Augusto, em preparação da ode 4.15.

Ode 4.15: a recusatio, eco da leitura vergiliana (Écloga 6) do prólogo dos Aetia; a adequação do poeta ao tema: paz, prosperidade, moralidade trazidas por Augusto; a estrutura da ode: o impacte de Augusto, da cena política à religiosidade doméstica; a comemoração da gens Iulia e do passado troiano de Roma. 
Apresentação Powerpoint: o Altar da Paz e os fóruns de Júlio César e Augusto, para uma leitura da ode 4.15 à luz do programa simbólico destes monumentos.

Continuação do estudo do livro quarto das Odes de Horácio: odes 4.12, 4.13, 4.14.

17 Abril 2023, 11:00 Ana Maria dos Santos Lóio


Ode 4.12: Vergílio interpelado? Dúvidas e interpretações; ecos de Vergílio na ode 4.12; o poema sobre a Primavera associado ao convite; o motivo omnipresente da passagem do tempo. 

Ode 4.13: o fecho do ciclo amoroso; motivos do epigrama helenístico e da elegia amorosa latina na caracterização de Lice; a estrutura da ode: crueldade crescente; insistência nos efeitos da passagem do tempo. 
Ode 4.14: regresso aos poemas "pindarizantes"; elementos em comum com a ode 4.4, com que 4.14 faz dupla; desvalorização de Tibério face a Augusto; a elevação do estilo: o duplo símile e a estrutura hímnica.