Sumários

Realização de Exercício de Diagnóstico

23 Setembro 2025, 11:00 Ricardo Gil Soeiro

Realização de Exercício de Diagnóstico. Inquirição preliminar a um catálogo de conceitos que serão explanados detalhadamente num momento posterior da UC: biopoder, pós-humanismo, Estudos Pós-Humanistas, pós-antropocentrismo, Critical Animal Studies, Non-Human Studies, Ecocriticism. 


Apresentação das ferramentas digitais da UC de Leituras Orientadas

19 Setembro 2025, 11:00 Ricardo Gil Soeiro

Apresentação das ferramentas digitais da UC de Leituras Orientadas, com particular destaque para as funcionalidades do Moodle, designadamente: Fórum, Página, Ficheiros, Exercícios Práticos, Anúncios, Pasta de Apontamentos e Glossário. Chamo a especial atenção para a importância do Glossário – Leituras Orientadas, na medida em que o mesmo nos permitirá criar e manter uma lista de termos e definições semelhante a um dicionário. A opção de hiperligações no seio do glossário encontra-se activada, o que significa que, sempre que os termos surgirem em palavras e/ou frases nos conteúdos do Moodle da UC, serão automaticamente convertidos em hiperligações para o respectivo termo e descrição no glossário. Esta ferramenta será útil para criar uma base colaborativa de palavras-chave e categorias, constituindo um recurso de consulta de um conjunto de conceitos a serem revistos e lembrados.


Apresentação dos conteúdos programáticos, explicitação dos elementos de avaliação e comentário em torno da bibliografia seleccionada do programa.

16 Setembro 2025, 11:00 Ricardo Gil Soeiro

Apresentação dos conteúdos programáticos, explicitação dos elementos de avaliação e comentário em torno da bibliografia seleccionada do programa. Descrição da UC: Os alunos explorarão um conjunto de problemas e questões (prisma teórico: pós-humanismo crítico – Artes e Culturas Pós-Humanistas), a partir de um corpus comum de textos literários, filosóficos e críticos. Ao longo de todo o semestre, as competências metodológicas dos alunos serão desenvolvidas através de alguns exercícios práticos. No final do semestre os alunos deverão estar em condições de apresentar um projecto estruturado (plano de ensaio), contemplando uma bibliografia final, que será aperfeiçoado e aprofundado no 2º Semestre na Unidade Curricular “Seminário” (a versão escrita do ensaio final terá apenas lugar no 2º Semestre no Seminário). A disciplina funciona em regime de avaliação contínua, de acordo com o Regulamento Geral de Avaliação da FLUL. A classificação final resulta da média ponderada dos seguintes elementos: Teste escrito: 40%; Apresentação oral: 35%; Recensão: 20%; Qualidade da participação e envolvimento nas aulas: 5%.
AGAMBEN, Giorgio (2011), O Aberto. O homem e o animal, Lisboa, Edições 70.
ALEXANDRE, António Franco (2004), Aracne, Lisboa, Assírio & Alvim.
BADMINGTON, Neil (2000), Posthumanism, Basingstoke, Palgrave.
BENNETT, Jane (2010), Vibrant Matter: A Polical Ecology of Things, Durham and London, Duke University Press.
BORGES, Jorge Luis (1998), “O idioma analítico de John Wilkins”, in: Obras Completas, vol. II, Lisboa, Editorial Teorema, pp. 81-84.
BRAIDOTTI, Rosi (2013), The Posthuman, Cambridge, Polity Press.
DELEUZE, Gilles/Félix Guattari (1972), L’Anti-Oedipe. Capitalisme et schizophrénie, Paris, Éditions de Minuit.
DERRIDA, Jacques (2006), L’animal que donc je suis, Paris, Galilée.
GRAHAM, Elaine (2002), Representations of the Post/Human: Monsters, Aliens and Others in Popular Culture, Manchester, MUP.
HARAWAY, Donna (1997), Simians, Cyborgs, and Women: The Reinvention of Nature, NY, Routledge.
HARAWAY, Donna (2008), When Species Meet, Minneapolis/London, University of Minnesota Press.
HAYLES, N. Katherine (1999), How We Became Posthuman: Virtual Bodies in Cybernetics, Literature, and Informatics, Chicago, University of Chicago Press.
HERBRECHTER, Stefan (2013), Posthumanism. A Critical Analysis, London/NY, Bloomsbury.
LATOUR, Bruno (1993), We Have Never Been Modern, Cambridge, Harvard University Press.
NAYAR, Pramod (2014), Posthumanism, Cambridge/Malden, Polity.
SOEIRO, R. G./Lígia Bernardino/Marinela Freitas (2020) (eds.), Pós-Humano. Que Futuro? Antologia de Textos Teóricos, V. N. Famalicão.
SZYMBORSKA, W. (1998), Paisagem com Grão de Areia, Lisboa, Relógio D’Água.
SZYMBORSKA, Wisława/Miłosz, Czesław (2004), Alguns Gostam de Poesia (trad. De Elżbieta Milewska e Sérgio Neves), Lisboa, Cavalo de Ferro.
TAVARES, Gonçalo M. (2015 [2004]), A Máquina de Joseph Walser, Alfragide, Caminho. WOLFE, Cary (2009), What is Posthumanism? Minneapolis, UMP.