Sumários

Continuação do estudo da poética pós-antropocêntrica de W. Szymborska.

7 Novembro 2025, 11:00 Ricardo Gil Soeiro

Continuação do estudo da poética pós-antropocêntrica de W. Szymborska. O fascínio pelo particular que concita incondicionalmente a adesão da poetisa: análise do início do poema “Um número elevado”. Explicitação de alguns dos traços singularizantes desta dicção poética: o carácter despojado da poesia de W. Szymborska (WS); um contundente poder plástico, aliado a uma assinalável depuração; a contida luminosidade dos seus versos, aliada a uma seriedade lúdica, aponta para uma leveza (“Não me leves a mal, fala, eu requisitar termos patéticos,/e acrescentar depois dificuldade, para que pareçam leves” (1998: 143, poema “À luz de uma estrela pequenina”); Antologia, p. 143; uma voz reticente que nunca se expõe em demasia e que encena uma subjectividade velada que, discretamente, se vai acendendo e apagando nos seus poemas. Súmula do final da aula a partir dos contributos orais dos discentes: conclusão de que o pacto que esta poesia estabelece com o leitor é o de uma desarmante simplicidade e o de uma ardilosa ironia que previnem uma derrapagem para a grandiloquência ou para uma vaporosa solenidade. Uma voz poética para quem “não há perguntas mais urgentes/que as ingénuas” (1998: 233) e que reconhece que “Tudo o que anseio dizer está em frases feitas” (1998: 71).


Continuação do estudo da poética pós-antropocêntrica de W. Szymborska.

4 Novembro 2025, 11:00 Ricardo Gil Soeiro

Continuação do estudo da poética pós-antropocêntrica de W. Szymborska. O fascínio pelo particular que concita incondicionalmente a adesão da poetisa: análise do início do poema “Um número elevado”. Explicitação de alguns dos traços singularizantes desta dicção poética: o carácter despojado da poesia de W. Szymborska (WS); um contundente poder plástico, aliado a uma assinalável depuração; a contida luminosidade dos seus versos, aliada a uma seriedade lúdica, aponta para uma leveza 


Continuação do estudo da poesia de W. Szymborska

31 Outubro 2025, 11:00 Ricardo Gil Soeiro

Continuação do estudo da poesia de W. Szymborska. Realização de exercício prático (exercício de grupo: 3 alunos). Preenchimento de ficha de trabalho e posterior discussão: a) Principais temas explorados; b) Principais traços estilísticos; c) Enquadramento da poesia szymborskiana num prisma pós-antropocêntrico; d) Reflexão de grupo sobre citação I: W. Ligęza (2019). The World Under Revision: The Poetry of Wisława Szymborska. Bern: Peter Lang, p. 7; e) Reflexão de grupo sobre citação II: Czesław Miłosz. Correcção do exercício prático e debate colectivo, após cada grupo ter apresentado as suas conclusões.


Introdução ao estudo da poesia de W. Szymborska.

28 Outubro 2025, 11:00 Ricardo Gil Soeiro

Introdução ao estudo da poesia de W. Szymborska. Visionamento do documentário Life Is Bearable at Times... (2010), dir. Katarzyna Kolenda-Zaleska.


Conclusão do estudo da obra The Posthuman (2013), de Rosi Braidotti, e análise do “El idioma analítico de John Wilkins” (Outras Inquirições, 1952).

24 Outubro 2025, 11:00 Ricardo Gil Soeiro

Sistematização detalhada da obra de Rosi Braidotti (2013), The Posthuman, Cambridge, Polity Press. Realização de exercício prático. Comentário ao conto “El idioma analítico de John Wilkins” (Outras Inquirições, 1952).